A Prefeitura de decretou situação de emergência devido ao temporal que atingiu a cidade neste fim de semana. Aproximadamente 400 casas ficaram danificadas. O decreto foi publicado e assinado pelo prefeito Odilon Ribeiro (), nesta segunda-feira (17).

De acordo com a prefeitura, os ventos que foram de 80 a 100 km por hora, causaram sérios problemas em inúmeras residências ocasionando perdas e danos nas estruturas físicas em residências particulares e em prédios públicos, desalojando e desabrigando muitas famílias.

Ainda segundo o executivo, a devastação ocorrida pelo evento, que além de causar prejuízos materiais a várias famílias, resultou no atingimento da rede de telefonia e nos bairros atingidos.

Também consta no decreto que fica autorizada a de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação Coordenadoria Municipal da Defesa Civil Aquidauana. Com o decreto, fica dispensado licitação para contratos de aquisição de bens “necessários às atividades de resposta ao desastre”.