Um decreto assinado pela prefeita Délia Razuk (sem partido) autoriza, a partir desta sexta-feira (9) a realização de eventos em . Todas as atividades estavam suspensas desde o início da pandemia e só poderão ser retomadas com o cumprimento de medidas de biossegurança exigidas pela nova medida,

O reinício das atividades foi autorizado com base em parecer do Núcleo Técnico de Apoio ao Município de Dourados para combate à pandemia do novo . Pelas regras publicadas na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (8) está  vedada a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos, gestantes e crianças, entre outros.

Pela nova medida, antes do funcionamento,  cada empresa, espaço de evento, clubes de e recreação devem protocolar um plano de biossegurança na Secretaria de Saúde do Município de Dourados. Além disso, deve haver, ao menos, um representante da empresa organizadora exclusivamente para orientar as pessoas sobre a acomodação dentro do local.

O novo decreto também determina que na entrada do estabelecimento deve ser realizada triagem para detecção de casos suspeitos de síndrome gripal para ingresso de funcionários, colaboradores, participantes ou clientes observando-se o seguinte procedimento.

“A ocupação em estabelecimentos fechados está limitada a 30% (trinta por cento) da capacidade do estabelecimento, incluindo funcionários e colaboradores”, diz uma das regras do decreto que determina, ainda, o distanciamento mínimo de dois metros entres os participantes.

A autorização para reinício das atividades ligadas aos eventos atende a reiterados pedidos do setor de eventos de Dourados, que no final do mês de agosto chegou a realizar uma manifestação na cidade. Segundo os empresários, em virtude pandemia do ,  muitas pessoas já tinham perdido seus empregos. Na época a prefeita recebeu um documento relatando a situação.