O novo coronavírus () não é a única preocupação do poder público. Problemas que já são velhos conhecidos da população continuam a causar problemas. Entre eles estão as queimadas urbanas, que levaram a Prefeitura de a emitir novo aviso nesta quarta-feira (25) para que proprietários de terrenos que redobrem os cuidados com suas propriedades.

O aviso leva em conta o período de estiagem, no qual o clima seco favorece a propagação dos incêndios –gerando um novo problema para a saúde pública, sobretudo na questão respiratória, bem como para o .

Conforme a prefeitura, em caso de autuação, as multas por queimadas variam de R$ 2.414,50 a R$ 9.658. Os valores constam no Código de Polícia Administrativa de Campo Grande, que exige dos proprietários a limpeza, capina e dos terrenos lindeiros e vias e logradouros públicos.

“Reiteramos que as queimadas provocam problemas respiratórios e nesse momento o que não podemos é ter pessoas suscetíveis às doenças respiratórias, fragilizadas nas unidades de saúde”, alertou o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís , lembrando da mobilização global contra o coronavírus.

A população foi acionada a denunciar casos de terrenos baldios sujos por meio do telefone 156 (Disque Denúncia). Já flagrantes de cidadãos ateando fogo em terrenos podem ser comunicados à Guarda Municipal pelo telefone 153.