Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem ajuda federal, Campo Grande pode atrasar salário de maio dos servidores, diz Marquinhos

Nesta terça-feira (19), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) admitiu que o salário dos servidores municipais de Campo Grande referente ao mês de maio pode atrasar. A demora para sanção e repasses do Programa de Enfrentamento ao Coronavírus, aprovado pelo Senado, pode causar dificuldades para a folha de pagamento até o quinto dia útil do mês […]
Arquivo -

Nesta terça-feira (19), o prefeito (PSD) admitiu que o salário dos servidores municipais de referente ao mês de maio pode atrasar. A demora para sanção e repasses do Programa de Enfrentamento ao , aprovado pelo Senado, pode causar dificuldades para a folha de pagamento até o quinto dia útil do mês que vem.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito ressaltou que “o Governo Federal injustificadamente tem adiado cada vez mais essa ajuda e não sanciona” o programa de repasses municipais e estaduais. Marquinhos afirmou que sem “essa ajuda, infelizmente os funcionários públicos correm sim o risco de não receber o pagamento no quinto dia útil”

O prefeito da capital sul-mato-grossense disse que a gestão tentará fazer os pagamentos até o quinto dia útil de junho, referente ao trabalho de maio. Durante a live, Marquinhos lembrou que entre as empresas afetadas pela pandemia, a prefeitura é uma delas.

“O que nós estamos enfrentando atingiu a minha empresa também, que é a prefeitura de Campo Grande, a nossa empresa tem sido frontalmente fraturada por esse vírus”, afirmou. Entre os causadores do impacto na prefeitura, Marquinhos citou a queda na arrecadação da receita e explicou que isto implica em “dificuldades e economia interna” durante a pandemia.

Impactos no interior

Enquanto esperam os repasses do Governo Federal, previstos no Programa de Enfrentamento ao Coronavírus, prefeituras do interior de se preocupam em não conseguir realizar os pagamentos dos servidores já no mês de maio. Segundo a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), estima-se que a queda da arrecadação chegue a 40% neste mês.

O presidente da associação, Pedro Caravina, explica que a principal fonte de arrecadação dos municípios é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Em maio, a queda do ICMS vai ser muito grande, nos mês passado chegou em torno de 35% e nesse mês agora deve se acentuar em 40% de perda”, afirma.

Com a fonte de arrecadação afetada pela pandemia do coronavírus e sem previsão de quando receberão os repasses, as prefeituras do interior de MS admitem que podem não conseguir arcar com os salários dos servidores. “Já ouvi e os prefeitos estão demonstrando preocupação que se o auxílio financeiro não foi sancionado pelo presidente e esse recurso não chegar até o final do mês, muitos vão ter problemas para honrar as folhas total de pagamento”.

Programa de Enfrentamento ao Coronavírus – O Senado aprovou auxílio financeiro aos estados e municípios pode de aproximadamente R$ 125 bilhões. O projeto aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o dia 06 de maio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia