ficou novamente como a terceira capital com pior no Brasil, de acordo com o que disse o prefeito Makrquinhos Trad (PSD), durante live de atualização da de em Campo Grande, nesta quinta-feira (23).

“37% estão obedecendo nossos decretos, contra 63% que não”. O cenário reflete o número de casos da doença em Campo Grande que, nesta quinta-feira, chega a 7802 casos, com 82  mortes – 5 mil recuperados. Marquinhos também citou os 82% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dizendo que o percentual ainda é negativo.  Dos 260 leitos, 212 estão ocupados, restando 48 disponíveis.

A cidade vive sob decreto que reduz a capacidade de lotação durante a semana, além de outras regras de biossegurança, e proibição de atendimento presencial aos fins de semana em estabelecimentos considerados não essenciais. Contudo, nesta quinta-feira, a Prefeitura de Campo Grande autorizou bares, lanchonetes, restaurantes, buffets com o sistema drive thru. “Por favor, obedeçam as regras. O funcionário vai até o carro para atender o cliente”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Pet shop também poderá vender rações e outros produtos, além de banhos e tosa de animais. Porém, da mesma forma, o não poderá ser feito atendimento dentro da loja, apenas como drive thru. As atuais regras valem até 31 de julho e foram adotadas para frear o avanço do coronavírus, mas, como baixa adesão da população, os números da doença continuam subindo.