O Ministério de Estado e Defesa publicou no Diário Oficial da União, neste sexta-feira (28), recomenda a suspensão de atividades alusivas ao dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. O CMO (Comando Militar do Oeste) seguirá recomendação e não realizará tradicional desfile Cívico, por conta da pandemia.

Com isso, Mato Grosso do Sul não terá os tradicionais desfiles que levam militares e equipamentos para as ruas e que fazem a alegria de crianças e famílias. Em , o evento era realizado na Rua 14 de Julho.

A portaria número 14/2020, pede que os comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos como desfiles, paradas, demonstrações ou qualquer outra atividade que gere aglomeração de pessoas.

“O país, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia da , não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação. As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil”, determina.