Durante 10 dias seguidos, Ecopontos e pontos de coleta de estarão abertos para a população descartar durante um mutirão de promovido pela Prefeitura Municipal. A ação começa nesta quarta-feira (22) e áreas de coleta ficam no Bairro Nova Campo Grande, Núcleo Industrial e no Altos do Panamá, além do Ecoponto do Zé Pereira.

A mobilização é promovida pela SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) e faz parte das ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, e Chikungunya. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos deve mobilizar aproximadamente 150 trabalhadores, além de caminhões e máquinas.

Só será recolhido o que for deixado nos Ecoponto e pontos de coleta, numa lista que inclui 12 itens que tem em comum a possibilidade de se tornarem recipientes de água e servirem de abrigo para larvas do mosquito. Serão “coletáveis” sofás, fogões, pias, vasos sanitários, televisores, máquina/tanquinhos, tanques de lavar roupas, armários de aço, guarda-roupas, carrinho de mão e pias de cozinha.

A Prefeitura reitera que não haverá limpeza de terrenos baldios, as equipes do Sisep só atuarão nas áreas públicas.

Reunião com comunidades

Às vésperas do mutirão, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) foi aos bairros da região do Imbirussu conversar com os líderes comunitários para orientar os moradores.

Na reunião, o superintendente de Serviços Públicos da Sisep,  Medhi Talayeh, informou que não haverá coleta de casa em casa. “Não adianta tirar o lixo do quintal e jogar na calçada, porque o caminhão da Prefeitura não vai passar e pegar”, explica. Mesmo porque,  o mutirão não abrange a coleta de galhos da poda de árvores,  entulhos da construção, pneus, animais mortos, lixo doméstico ou madeiras.

Outra informação transmitida aos líderes comunitários: Junto com o trabalho de limpeza, a guarda municipal e fiscais da Secretaria Municipal de e Gestão Urbana estarão na região para flagrar eventuais descartes irregulares. Na entrada das áreas de transbordo, guardas do pelotão ambiental não irão permitir a entrar de resíduos fora da lista dos ‘coletáveis’.

Para o presidente do Conselho do Imbirussu, David da Silva Gouveia, o mutirão é importante, mas é fundamental que a população faça sua parte. “Manter o quintal limpo, evitar o descarte irregular de lixo é um exercício de cidadania”, acredita.  O presidente da Associação dos Moradores do Nova Campo Grande, Marcelo Rodrigues, destaca também o compromisso de limpeza de todas as áreas públicas. “O bairro é uma região com muitas áreas verdes, ruas com canteiros centrais, que precisam passar por uma limpeza geral”, observa.

Postos de coleta

Área 01: Av. Amaro Castro Lima com Av. 2 – Nova Campo Grande (lateral E.M. Fauze Scaff Gattass Filho)
Área 02: Acesso Nice com R. Principal nr. 5 – Núcleo Industrial
Área 03: R. Itamirim e R. Antônio Pereira Veríssimo – Altos do Panamá
Área 04: Ecoponto Panamá – R Sagarana com Av. José Barbosa Rodrigues, Bairro Panamá