Pular para o conteúdo
Cotidiano

PMA registrou aumento de 141% no tráfico de aves em 2019

A PMA (Polícia Militar Ambiental) registrou um aumento de 141% em casos de tráfico de aves em Mato Grosso do Sul em 2019. O tráfico de animais silvestres é quase que exclusivamente de aves no estado e a maioria dos casos é de tráfico de papagaios. Eles são os preferidos porque as pessoas gostam de […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) registrou um aumento de 141% em casos de tráfico de aves em em 2019. O silvestres é quase que exclusivamente de aves no estado e a maioria dos casos é de tráfico de papagaios. Eles são os preferidos porque as pessoas gostam de tê-lo como animal de estimação.

Segundo a PMA, o tráfico de papagaios se intensifica entre agosto e dezembro, que é o período reprodutivo da ave. “O interesse é no filhote, pois somente pego pequenos é que ele pode desenvolver a capacidade de reproduzir a voz humana, o que atrai as pessoas para terem o animal em casa”.

Foram autuadas sete pessoas e apreendidas 345 aves em 2019: 180 papagaios, cinco periquitos e 160 canários peruanos. Estes canários estavam com uma corumbaense de 33 anos. A PMA aplicou multas que somaram o valor de R$ 799 mil, valor 447% superior ao ano de 2018.

PMA registrou aumento de 141% no tráfico de aves em 2019
Foto: Divulgação/PMA

Canários-peruanos

MS é rota para o tráfico internacional de canários-peruanos. Segundo a PMA, o canário entra no Brasil trazidos por traficantes peruanos, bolivianos ou brasileiros e é levado para o e Minas Gerais, onde são usados em ‘rinhas’.

Os canários peruanos também são cruzados em cativeiro com a ave brasileira, fato que coloca em risco esta espécie. O cruzamento produziria um espécime intermediário, difícil de ser diferenciado e muito forte para utilização em ‘rinhas’.

“Vale ressaltar, que a lei não reconhece o tráfico do canário-peruano, ou outra espécie exótica vinda de outro País, como tráfico e, sim, como introduzir espécie no País sem autorização. A forma de combate a esse tipo de tráfico tem sido com barreiras nas estradas, especialmente, na região de ”, diz PMA.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
funtrab

Empresas iniciam semana com oferta de 668 vagas de emprego em Campo Grande

Mulher morre presa às ferragens em acidente envolvendo carretas na BR-158

‘Família’ de capivaras mortas por atropelamento chocam motoristas na BR-267

Ucrania

Marco Rubio e ministro francês discutem Gaza, Ucrânia e programa nuclear do Irã

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

ministério

Caem para 7 os possíveis casos de gripe aviária investigados pelo Ministério da Agricultura

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista é levado em estado grave para a Santa Casa após acidente na Avenida Tamandaré

A dinâmica do acidente ainda será investigada

Cotidiano

Retirada de fórmulas infantis mudará de local em Três Lagoas na próxima semana

Medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (9)

Emprego e Concurso

De faturista a mecânico, Funsat oferta 1,7 mil vagas de emprego na próxima semana

Candidatos de diferentes perfis e habilidades podem concorrer às oportunidades em 143 funções

Cotidiano

Incêndio assusta segurança de empresa no Indubrasil

Chamas invadiram espaço próximo ao estabelecimento