Com a atuação de 310 policiais militares ambientais, começa ao meio dia desta terça-feira (7) a Operação Semana Santa, com foco na repressão e prevenção da pesca predatório em Mato Grosso do Sul.

As fiscalizações já tinham sido intensificadas durante a quarentena, quando a PMA ( Ambiental) percebeu o aumento de pescadores nos rios, já que muitos aproveitaram o período de prevenção para ir para ranchos e propriedades rurais e acabaram praticando a pesca.

E durante a Semana Santa, as operações serão reforçadas até às 8h da manhã da segunda-feira (13), período em que se consome muito peixe em virtude da Páscoa e a estimativa da PMA é que quantidade de pescadores aumente significativamente, no feriado prolongado, tanto de turistas de fora e também do Estado nos rios.

Os comandantes das 26 subunidades da PMA vão intensificar a em suas áreas, utilizando inclusive o efetivo administrativo. Mesmo com o foco sendo à pesca, outros tipos de crime como desmatamento, exploração de madeira, incêndios, carvoarias e transporte de produtos florestais, ou quaisquer outros contra a flora e a fauna, como a caça, serão autuados.

Vale destacar que, crimes de outra natureza também serão coibidos nas barreiras e fiscalizações ambientais, como , armas, contrabando, veículos furtados e roubados e outros.

As equipes da PMA de ficarão itinerantes, dando apoio em áreas mais críticas. Além disso, o Posto Avançado localizado na Cachoeira do Sossego, no rio , em , montado durante a piracema também será reforçado.