Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisadores da UFGD criam alternativas no combate ao Aedes aegypti

A UFGD é uma das entidades que compõem a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é liderada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e busca, durante todo o mês de novembro, mobilizar a sociedade civil no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas três graves […]
Arquivo -

A é uma das entidades que compõem a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é liderada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e busca, durante todo o mês de novembro, mobilizar a sociedade civil no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas três graves enfermidades.

Além das ações que foram realizadas ao longo deste mês de novembro junto à Frente Parlamentar, a UFGD se destaca pelo combate ao mosquito Aedes aegypti por meio das pesquisas desenvolvidas na instituição.

Sob a coordenação da professora Alexeia Barufatti, um grupo de pesquisadores estão desenvolvendo um bioativo que mata a larva do mosquito Aedes aegypti. O grupo de pesquisa é formado por alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado, pós-doutorandos, além de docentes da UFGD, Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de (Unifesp).

O bioativo é feito a partir de um resíduo do processamento da castanha de caju, e poderá ser usado em detergentes e produtos sanitizantes, facilitando o combate ao mosquito. “A que comercializa a castanha do caju gera como resíduo um óleo, chamado LCCT. Esse óleo tem um princípio ativo contra as larvas do mosquito Aedes aegypti. No entanto, como todos sabem, o óleo não mistura bem com a água. O que estamos fazendo é modificar quimicamente esse óleo para torná-lo solúvel na água, aumentando assim sua atividade biológica contra as larvas do mosquito”, explica Bruno Crispim, pós-doutorando e docente na UFGD.

O grupo de pesquisadores já desenvolveu cinco bioativos diferentes, e que estão passando por melhorias. Conforme Bruno, as pesquisas não só comprovam que o produto tem efeito larvicida, como também já foram realizados testes de efeito ambiental verificando que ao chegar aos rios e córregos, o produto apresenta pouca ou nenhuma toxicidade em organismos não-alvos como algas, peixes e crustáceos.

Os próximos passos do projeto são testes de segurança para a saúde humana e posteriormente, depois de comprovada a total eficácia do produto, fazer com que as empresas que produzem de limpeza “comprem a ideia” e passem a utilizar este composto em seus produtos.

O trabalho do grupo começou em 2015 quando foram realizados os primeiros experimentos com o líquido extraído durante a torra da castanha do caju. Esta pesquisa conta com o financiamento do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Incêndio destrói oficina após idoso colocar fogo em latinha no Centenário 

Jão anuncia pausa na carreira após show no Lollapalooza

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

VÍDEO: Peão é socorrido em estado grave após cair de touro durante rodeio

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Moradores reclamam de ponto de ônibus ‘engolido’ por matagal no Residencial Nelson Trade

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Ed Sheeran usou as redes sociais para brincar com a febre dos vídeos de “rotina da manhã” que dominam as plataformas digitais. Com bom humor, o cantor publicou um vídeo ironizando os conteúdos produzidos por influenciadores, que costumam mostrar uma sequência interminável de atividades realizadas antes mesmo do meio-dia. “Todo mundo está dizendo que parece … Continued

Polícia

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Acidente aconteceu no trecho que liga Miranda a Bodoquena, no início da tarde deste sábado (5)

Brasil

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Decisão indica que modalidade só poderia ser criada por meio de lei federal, conduzida pelo Congresso Nacional

Polícia

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

Motorista do veículo de passeio sofreu ferimentos na perna e foi levado para o hospital