Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisa com aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19 terá 150 voluntários

A aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19, que provocou reação do Conselho Federal de Medicina e o surgimento de uma série de memes na internet, está prestes a ser testada em caráter experimental, publicou o site O Globo. O Instituto Alpha espera cumprir os últimos requisitos para obter recursos da Financiadora de Estudos […]
Arquivo -

A aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19, que provocou reação do Conselho Federal de Medicina e o surgimento de uma série de na internet, está prestes a ser testada em caráter experimental, publicou o site O Globo.
O Instituto Alpha espera cumprir os últimos requisitos para obter recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e iniciar a pesquisa em 150 voluntários. Segundo a médica Maria Emília Gadelha Serra, que lidera o instituto e preside a Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM), todos os pacientes continuarão a receber o tratamento convencional da Covid-19, e a ozonoterapia será avaliada como terapia adicional.

– É um uso complementar, não é da Pátria – diz Maria Emília.

O tratamento convencional inclui uso de corticóides, heparina (para evitar coagulação) e antibióticos para controle de infecções secundárias. Eventualmente, inclui ou ivermectina, dependendo de cada médico e paciente.

O ozônio é utilizado para desinfecção de equipamentos hospitalares. O Conselho Federal de Medicina proíbe tratamentos com ozonioterapia, autorizando apenas pesquisas.

Maria Emília explica que há evidências de sucesso no uso de ozônio para cicatrização de feridas e dores crônicas de coluna e joelho. No caso da Covid-19, acredita que pode ajudar em diversas frentes, como aumentar liberação de oxigênio nos tecidos, deixar o sangue mais fluído e estimular a produção de interferons pelo sistema imunológico, ajudando a combater a proliferação do vírus no organismo.

Ela afirma que o ozônio foi bastante usado como bactericida antes do surgimento do antibiótico e, depois disso, caiu no ostracismo. Os infectados por Covid-19 que se voluntariarem a participar da pesquisa poderão ser submetidos a dois tipos de tratamento. Num deles o sangue do paciente é retirado, injetado numa bolsa de transfusão onde tem contato com oxigênio e ozônio, e depois reposto no organismo.O segundo tipo é por aplicação retal aliado a uma pequena auto hemoterapia: um pouco do sangue é retirado, passa pelo ozônio e depois é reaplicado no músculo, como uma injeção.

PUBLICIDADE
Maria Emília afirma que a oposição do Conselho Federal de Medicina dificulta a adoção do procedimento, já que são os médicos que autorizam tratamentos.

– O ozônio é a quarta molécula mais oxidante do planeta. Usado topicamente, explode bactérias ou vírus e tem aplicação industrial, na desinfecção de material e equipamentos médicos – afirma. A médica afirma que achou absurda a reação nas redes sociais, devido à aplicação retal. (Informações do site O Globo)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas