Perigo dos escorpiões: pets correm os mesmos riscos que os humanos
Com o alto índice de acidentes com escorpiões no estado, a preocupação de como se proteger ronda os lares sul-mato-grossenses. Porém o perigo também atinge os animais de estimação e segundo o doutor em bioquímica Malson Neilson de Lucena, “eles correm os mesmos riscos que os humanos”. Afinal, assim como crianças e idosos, animais pequenos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o alto índice de acidentes com escorpiões no estado, a preocupação de como se proteger ronda os lares sul-mato-grossenses. Porém o perigo também atinge os animais de estimação e segundo o doutor em bioquímica Malson Neilson de Lucena, “eles correm os mesmos riscos que os humanos”.
Afinal, assim como crianças e idosos, animais pequenos estão no grupo de risco para acidentes com escorpiões, segundo o pesquisador. “A gravidade depende muito da quantidade de peçonha (veneno), que foi injetada e do tamanho dos animais”.
Malson também admite que é difícil definir se o animal foi picado por um escorpião. Segundo ele, “o que pode indicar é um vermelhidão na região picada e também vai ter calor nessa área, vai ser possível sentir ela um pouco mais quente”.
Além disso, ele explica que no local da picada poderão aparecer manchas pretas e que em casos de escorpiões essas marcas acontecem rapidamente. “Diferente de um acidente com aranhas, que demoram mais para necrosar”.
Em casos de acidentes
O doutor lembra que “em qualquer das situações, o mais indicado é levar o animal para ajuda médica veterinária o mais rápido possível e também tentar achar o animal que picou”. Ele também diz o causador do acidente deverá estar por perto e é uma das formas mais corretas de saber como o pet foi picado.
Malson ressalta que é muito importante encontrar o animal que picou o bichinho de estimação, para que seja aplicado o soro correto. “É muito importante, pois mesmo que seja feito um tratamento de dor correto, pode ser que haja vestígios de peçonha no corpo do bicho de estimação e para isso é necessário o soro, que neutraliza”, explica.
Para a prevenção dos acidentes com os pets, o doutor explica que a melhor forma é manter a casa inteira limpa e se possível o bichinho de estimação dentro de casa. “Tem que manter o animal em um ambiente limpo, com aquelas dicas de fechar ralos e frechas. Muita gente deixa os animais expostos do lado de fora da casa, isso é uma exposição maior de riscos se a casa tiver um escorpião”, diz Malson.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Após paralisação, policiais civis marcam assembleia para discutir aumento salarial
Policiais civis tiveram paralisação proibida pela Justiça
Com mudança de horário no Paraguai, lado brasileiro ganha 1h para receber ‘vizinhos’ no comércio local
Para a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, mudança não traz prejuízos para o comércio brasileiro
Praça Elias Gadia sedia o 1º Torneiro de Futebol Feminino Indígena na próxima sexta
O evento tem início às 17h, e as partidas de futebol society seguem até o dia 20
Caminhonete comprada por prefeito de Ivinhema é apreendida em operação da PF
Prefeito do município informou que o veículo já havia sido vendido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.