Cotidiano

Pecuaristas podem antecipar em até 15 dias vacinação contra febre aftosa

O calendário de vacinação contra a febre aftosa na região do Pantanal, região de Planalto e Zona de Fronteira começa oficialmente em 1º de maio, porém, os pecuaristas podem antecipar a etapa até 15 dias sem burocracia, conforme portaria da Iagro (Agência Estadual De Defesa Sanitária, Animal e Vegetal) publicada no Diário Oficial do Estado […]

Renata Volpe Publicado em 13/04/2020, às 10h33

Sede da Iagro em Campo Grande. (Divulgação)
Sede da Iagro em Campo Grande. (Divulgação) - Sede da Iagro em Campo Grande. (Divulgação)

O calendário de vacinação contra a febre aftosa na região do Pantanal, região de Planalto e Zona de Fronteira começa oficialmente em 1º de maio, porém, os pecuaristas podem antecipar a etapa até 15 dias sem burocracia, conforme portaria da Iagro (Agência Estadual De Defesa Sanitária, Animal e Vegetal) publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13).

A medida tomada pela Agência é para conter a pandemia do coronavírus e aglomeração de produtores nas agências do Estado. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, normalmente pode-se solicitar a vacinação antecipada. “Isso é permitido, o produtor faz requerimento com o pedido, leva ao escritório local e a Iagro analisa”.

Porém, para não ter tumulto e nem aglomeração, a Iagro, através da portaria, autoriza a antecipação. “Ficamos preocupado com o acesso ao escritório local sem necessidade e autorizamos que o comércio possa vender a vacina antecipada sem ter burocracia. Com a pandemia, os produtores rurais estão na fazenda e a portaria facilita a situação”. Mesmo antecipando a vacinação, o prazo final continua o mesmo.

De acordo com a publicação, a etapa de vacinação maio/2020 terá início oficial em todo o Estado no dia 1º e obedecerá aos períodos legais para vacinação e registro da vacinação, compreendendo as três regiões sanitárias distintas do Estado. 

Região de Planalto e Zona de Fronteira 

Data de liberação de compra da vacina: 15/04/2020 

Data final da vacinação: 31/05/2020 

Data de início de registro: 01/05/2020 Data final de registro: 15/06/2020 

Região de Pantanal 

Data de liberação de compra da vacina: 15/04/2020 

Data final da vacinação: 15/06/2020 

Data de início de registro: 01/05/2020 

Data final de registro: 30/06/2020 

Jornal Midiamax