Pular para o conteúdo
Cotidiano

Rotina: passageiros reclamam de mais um dia de ônibus lotados em Campo Grande

Quem utiliza o transporte coletivo de Campo Grande diariamente para trabalhar conhece a realidade do serviço. Em plena pandemia do coronavírus (Covid-19), ônibus lotados e aglomeração em terminais são situações enfrentadas pelos usuários. É o caso de Walmir Matos, que relatou o medo de ter que se expor ao risco de contaminação diariamente nos ônibus […]
Arquivo -

Quem utiliza o transporte coletivo de Campo Grande diariamente para trabalhar conhece a realidade do serviço. Em plena do coronavírus (), ônibus lotados e aglomeração em terminais são situações enfrentadas pelos usuários.

É o caso de Walmir Matos, que relatou o medo de ter que se expor ao risco de contaminação diariamente nos ônibus da Capital. “Estou com medo. Até falei para minha esposa que estou pensando em ir trabalhar a pé até comprar uma bicicleta”, disse.

Ainda conforme Walmir, que mora no Ouro Verde e trabalha em uma farmácia no Centro, a fiscalização feita pelo Consórcio Guaicurus no Terminal é só de fachada. “Eu só vejo um fiscal lá e ele finge que está cuidando, mas deixa o ônibus lotar”, denunciou.

Diante do pico da pandemia que Campo Grande está passando, Walmir declarou que toma todos os cuidados para evitar a contaminação, mas teme pela saúde dele e da família. “Eu chego em casa, eu tiro a roupa e tomo banho, mas minha esposa tem 61 anos e tenho um netinho de 4, temo pela saúde minha e deles mesmo assim”, completou.

Autofiscalização

Em ação na Justiça, em que o MPMS (Ministério Público de ) pede que o Consórcio Guaicurus implemente todas as medidas de biossegurança, a empresa contestou a acusação fazendo uma ‘autofiscalização’.

No documento protocolado pela defesa do Consórcio, fotos mostram o controle sendo feito fora do horário de pico, com o terminal vazio.

Consórcio Guaicurus
Diferença entre autofiscalização do Consórcio e a realidade.

Ação

Na semana passada, o MPMS entrou com um recurso na ação pedindo que o Consórcio Guaicurus cumpra todas as medidas de segurança contra o coronavírus. “É notório que, diante dessas irregularidades, o funcionamento do conjunto de serviços do Transporte Coletivo Urbano Municipal não atende às mínimas orientações e normas de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação da COVID-19, potencializando ainda mais o risco à saúde pública”, diz trecho do recurso.

O MPMS alertou que se o transporte coletivo continuar sem cumprir as medidas de biossegurança, os riscos são iminentes. “Não se pode conceber que os usuários suportem agravos às suas saúdes e até mesmo risco às suas vidas”.

As diversas irregularidades apontadas pelo MPMS são tratadas como “pontuais” pela defesa do Consórcio Guaicurus, apesar de constantemente o Jornal Midiamax relatar denúncias de passageiros com fotos e vídeos.

Apesar de se tratar de ação civil pública e tramitar sem sigilo, nos autos, o Consórcio Guaicurus acusa o MPMS de ‘alardear’ informações sobre o processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira