Rotina: passageiros reclamam de mais um dia de ônibus lotados em Campo Grande
Quem utiliza o transporte coletivo de Campo Grande diariamente para trabalhar conhece a realidade do serviço. Em plena pandemia do coronavírus (Covid-19), ônibus lotados e aglomeração em terminais são situações enfrentadas pelos usuários. É o caso de Walmir Matos, que relatou o medo de ter que se expor ao risco de contaminação diariamente nos ônibus […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem utiliza o transporte coletivo de Campo Grande diariamente para trabalhar conhece a realidade do serviço. Em plena pandemia do coronavírus (Covid-19), ônibus lotados e aglomeração em terminais são situações enfrentadas pelos usuários.
É o caso de Walmir Matos, que relatou o medo de ter que se expor ao risco de contaminação diariamente nos ônibus da Capital. “Estou com medo. Até falei para minha esposa que estou pensando em ir trabalhar a pé até comprar uma bicicleta”, disse.
Ainda conforme Walmir, que mora no Jardim Ouro Verde e trabalha em uma farmácia no Centro, a fiscalização feita pelo Consórcio Guaicurus no Terminal Bandeirantes é só de fachada. “Eu só vejo um fiscal lá e ele finge que está cuidando, mas deixa o ônibus lotar”, denunciou.
Diante do pico da pandemia que Campo Grande está passando, Walmir declarou que toma todos os cuidados para evitar a contaminação, mas teme pela saúde dele e da família. “Eu chego em casa, eu tiro a roupa e tomo banho, mas minha esposa tem 61 anos e tenho um netinho de 4, temo pela saúde minha e deles mesmo assim”, completou.
Autofiscalização
Em ação na Justiça, em que o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pede que o Consórcio Guaicurus implemente todas as medidas de biossegurança, a empresa contestou a acusação fazendo uma ‘autofiscalização’.
No documento protocolado pela defesa do Consórcio, fotos mostram o controle sendo feito fora do horário de pico, com o terminal vazio.
Ação
Na semana passada, o MPMS entrou com um recurso na ação pedindo que o Consórcio Guaicurus cumpra todas as medidas de segurança contra o coronavírus. “É notório que, diante dessas irregularidades, o funcionamento do conjunto de serviços do Transporte Coletivo Urbano Municipal não atende às mínimas orientações e normas de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação da COVID-19, potencializando ainda mais o risco à saúde pública”, diz trecho do recurso.
O MPMS alertou que se o transporte coletivo continuar sem cumprir as medidas de biossegurança, os riscos são iminentes. “Não se pode conceber que os usuários suportem agravos às suas saúdes e até mesmo risco às suas vidas”.
As diversas irregularidades apontadas pelo MPMS são tratadas como “pontuais” pela defesa do Consórcio Guaicurus, apesar de constantemente o Jornal Midiamax relatar denúncias de passageiros com fotos e vídeos.
Apesar de se tratar de ação civil pública e tramitar sem sigilo, nos autos, o Consórcio Guaicurus acusa o MPMS de ‘alardear’ informações sobre o processo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.