Pular para o conteúdo
Cotidiano

Parceria da UFMS com empresa possibilita testagem de respirador de emergência

 Referência no ensino, pesquisa e extensão, a UFMS foi procurada pela Leventronic, empresa privada de Mato Grosso do Sul, para ser parceira na testagem de um respirador de emergência desenvolvido com o objetivo de auxiliar pessoas acometidas pela Covid-19.  O aparelho chamado de Leven 67 funciona como um robô que ao apertar um reanimador manual […]
Arquivo -

 Referência no ensino, pesquisa e extensão, a foi procurada pela Leventronic, empresa privada de , para ser parceira na testagem de um respirador de emergência desenvolvido com o objetivo de auxiliar pessoas acometidas pela .

 O aparelho chamado de Leven 67 funciona como um robô que ao apertar um reanimador manual consegue controlar o fluxo de oxigênio que entra no paciente. Antes de chegar ao mercado, o equipamento precisa passar por uma série de avaliações. Além de Mato Grosso do Sul estão sendo realizados testes em e no , com a finalidade de verificar a parte de eletromagnético, sanitária, de segurança e documentação do aparelho.

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) foi realizado o teste em suínos, uma vez que o animal apresenta respiração semelhante a dos seres humanos.  “É um respirador que ficou em desenvolvimento nesses últimos meses, e após a aprovação do Comitê de Ética nós estamos fazendo os testes em suínos. A próxima etapa será na utilização em humanos”, explica o diretor da Famez Fabrício de Oliveira Frazílio. O aparelho foi testado no animal por um período de 48 horas. Os testes em humanos serão realizados na Faculdade de Medicina, assim que for aprovado pela Comissão de Ética.

 O empresário Ricardo Nantes destaca a importância da parceria com a Universidade e explica a origem do nome do respirador. “Leven significa vida em holandês e 67 é uma homenagem ao estado de Mato Grosso do Sul, onde foi desenvolvido o aparelho”, destaca.

 “A UFMS foi fundamental nesse processo. Essa parceria entre o público e privado é muito bem-vinda porque auxilia no projeto, ela contribui muito para o avanço científico e todos acabam ganhando. A gente consegue desenvolver um equipamento que será entre dez a doze vezes mais barato do que um convencional, e estaremos oferecendo serviços muito compatíveis com um ventilador convencional de mercado. Obviamente ele tem que ser usado de forma transitória e emergencial. Graças a essa parceria da UFMS a gente conseguiu realizar essas pesquisas aqui no nosso estado mesmo”, comentou Nantes. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Bairro Canguru recebe o 36° Feirão de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) na tarde desta terça-feira (15). O evento começa às 13h e vai até 16h. A unidade foi polo do programa, onde 50 alunas concluíram o curso de “Assistente Administrativo” (160 horas/aula), turma … Continued

Sem Categoria

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

De prefeito a delegado de polícia, autoridades vão precisar prestar informações sobre o que tem sido feito pelo grupo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Conteúdo de Marca

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Quer evitar surpresas desagradáveis ao alugar uma chácara para festas, casamentos ou confraternizações? Confira este checklist rápido com tudo o que você precisa avaliar: localização, estrutura, capacidade, preço, reputação e regras do espaço.