Para reforçar o combate a incêndios em Mato Grosso do Sul, a Semagro (Secretaria de , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) irá contratar mais 21 brigadistas e comprar mais EPIs (Equipamentos de Segurança Individual). Os recursos de R$ 1,351 milhão foram transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os recursos integram o 2º Plano de Trabalho elaborado pela Defesa Civil do Estado e complementam a verba anterior já repassada pelo governo federal, de R$ 3,8 milhões. Portanto, os recursos estão sendo aplicados no custeio das ações de combate aos incêndios no e no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

“É uma ajuda extremamente importante tendo em vista que os trabalhos continuam tanto no Pantanal quanto do parque do Taquari e teremos semanas críticas pela frente, com muito calor e sem possibilidade de chuvas”, disse o titular da Semagro, Jaime Verruck.

Então, mais de 340 pessoas estão trabalhando para debelar as chamas em três principais regiões do Estado. Entretanto, há sinal de alerta contínuo devido às condições propícias para novos incêndios.

Três grandes incêndios

São três áreas de combate: uma no Parque Nacional da Ilha Grande, em Naviraí, e outros dois em Corumbá. Sendo um na Serra do Amolar e outro perto de Porto Jofre, na divisa MS/MT.

O Pantanal de MS enfrenta uma das piores estiagens dos últimos 50 anos. Com baixa histórica do , vegetações perderam alagamentos, comuns neste período do ano. Por exemplo, equipes estão combatendo incêndios na Serra do Amolar, em Corumbá, desde o início de fevereiro.

Conforme o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), desde janeiro, o fogo já devastou mais de 2,5 milhões de hectares no Pantanal. Desses, 1,9 milhão apenas  no Estado.