Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para especialistas, novo marco regulatório é oportunidade para reduzir déficit no saneamento do Brasil

Os caminhos do saneamento básico no Brasil com a aprovação do novo marco legal do saneamento foi o tema do bate papo online promovido nesta quarta-feira (15) pela Águas Guariroba. Para debater as expectativas e os rumos da nova legislação, a live contou com a participação do vice-presidente da Aegea Regional MS/MT/RO/PA, Guillermo Deluca, do […]
Arquivo -

Os caminhos do saneamento básico no com a aprovação do novo marco legal do saneamento foi o tema do bate papo online promovido nesta quarta-feira (15) pela Águas Guariroba. Para debater as expectativas e os rumos da nova legislação, a live contou com a participação do vice-presidente da Aegea Regional MS/MT/RO/PA, Guillermo Deluca, do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, do prof. Fernando Magalhães, Doutor e Mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos e do gerente de e qualidade da concessionária, Fernando Garayo, mestre em tecnologias ambientais.

Com a aprovação, o novo marco regulatório fixa o prazo para a universalização do acesso a água e esgoto no Brasil até 2033. Além do novo prazo, o projeto também amplia a participação do setor privado na gestão do saneamento básico através das concessões plenas ou PPPs (Participação Público-privadas). O novo marco também reacendeu a discussão sobre a importância da universalização dos serviços no acesso a água e tratamento de esgoto, devido a do novo coronavirus.

Para o vice-presidente da Aegea Regional MS/MT/RO/PA, Guillermo Deluca, o novo marco traz mais equilíbrio nos processos de seleção das empresas responsáveis pelos serviços de saneamento. Esta nova condição possibilita que cada empresa, pública ou privada, apresente as condições e capacidade de atender os serviços de saneamento da cidade.

“O novo marco regulatório fará com que as empresas participem dos processos de em iguais condições, para que dessa forma sejam apresentadas a capacidade real de cada uma avançar no sistema de saneamento das cidades que estarão atendendo. Este é um grande passo e um dos objetivos que o novo marco propõe para avançarmos no atual cenário do saneamento”, disse Guillermo.

Dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) mostram que até 2018, 39,4 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso a água tratada e 101 milhões de pessoas não eram beneficiadas pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto no país. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que no Brasil 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas todos os anos devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.

O presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, destacou a importância do novo marco regulatório como principal forma de se atender as necessidades da população.

“A expectativa é de que o novo marco crie um ambiente melhor para as parcerias, sejam elas públicas ou pelas PPP’s, e também traga um olhar maior sobre a responsabilização nas áreas mais carentes do Brasil. O novo marco não é uma disputa entre público e privado, mas sim um cenário de colaboração. Trata-se de um novo momento que deverá ser voltado para o cidadão”, reforçou Édison.

“Nossa expectativa é de que consigamos melhorar o saneamento a partir deste marco regulatório. Estou otimista, já que temos questões importantes sendo levadas em consideração, que serão trazidas para debate e incentivarão a maior concorrência e também a um serviço de maior qualidade no saneamento”, afirmou o prof. Fernando Magalhães, Doutor e Mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UFMS promove mutirão de saúde e bem-estar com mais de 19 serviços nesta quarta-feira

PSG vence o Arsenal no primeiro jogo semifinal da Champions League 24/25

rose modesto federação

Rose diz que federação União Progressistas “é momento histórico para MS”

Anitta aciona órgão federal para impedir uso de seu nome em cosméticos

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

Vaticano confirma desistência de segundo cardeal apto a votar no Conclave

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

Um ônibus de turismo invadiu a calçada e atingiu clientes do Café Mostarda, bar localizado na Avenida Afonso Pena. O acidente aconteceu no início da noite desta terça-feira (29). Segundo informações preliminares, o veículo estava trafegando pela Rua Paraíba, sentido norte-sul, quando a motorista perdeu o controle. O ônibus atingiu quatro mesas. Viaturas do Corpo … Continued

Polícia

PCC anuncia fim da ‘paz’ com o CV; conflito começou na fronteira de MS após morte de Rafaat

O rompimento se deve às mortes de inocentes assassinados por banalidade

Política

Câmara aprova três projetos e mantêm veto parcial em sessão desta terça-feira

Projetos incluem proteção animal e medalhas de honra

Emprego e Concurso

Prefeitura abre seleção para assistente educacional inclusivo com salário previsto de R$ 2,5 mil

Processo seletivo simplificado tem objetivo de formar cadastro de reserva para o cargo, que atua junto a estudantes com deficiência da Reme