Para ajudar a atender as demandas sobre denúncias de maus-tratos aos animais recebidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), 78 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) participam de uma capacitação nesta quarta-feira (8), no CCZ, em Campo Grande.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Juliana Rezende Araújo, a atuação da Guarda chega para aumentar o efetivo no combate aos maus-tratos aos animais, já que o centro tem dificuldades para lidar com a quantidade de denúncias todos os meses.
“Recebemos mais de 100 denúncias por mês e ter a Guarda como aliada é um fator muito positivo”, comentou. A ideia da capacitação surgiu após iniciativa da comissão de bem estar animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional de MS.
A coordenadora explica que, muitas vezes, o morador está praticando maus-tratos mesmo sem saber, quando deixa o animal privado de liberdade, deixando ele sem alimento por muito tempo, passando frio ou exposto ao sol. “Os animais que sofrem maus-tratos são sentinela de outras situações de violência que possam estar acontecendo naquela casa. Por isso é importante sempre verificarmos”, comentou Juliana.
O comandante da GCM Anderson Gonzaga, conta que a guarda já atua no combate aos maus-tratos, a partir da patrulha ambiental. “Essa capacitação vem para dar orientações aos guardas, de como proceder perante uma denúncia, tanto na parte criminal como lidar com o animal. Aprendendo os procedimentos de acordo com a lei”, disse.