Com o feriado de Corpus Christi em 11 de junho se aproximando, prefeituras começaram a decretar no dia 12 para incentivar o . Nesta sexta-feira (05), as prefeituras de e decretaram a medida como forma de prevenção ao coronavírus.

Órgãos e repartições públicas dos municípios poderão dispensar os servidores para que o índice de isolamento social aumente na cidade. Os decretos foram publicados no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Como ainda não existe ou medicamento cientificamente aprovado para o coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o isolamento social como a medida mais eficaz para contenção da pandemia. Nesta semana, Naviraí também publicou ponto facultativo para toda a gestão municipal.

O Governo de Mato Grosso do Sul também adotou a medida e na última quinta-feira (04) decretou ponto facultativo para todas as repartições estaduais. Antes mesmo de junho chegar, a capital sul-mato-grossense já havia anunciado a mesma medida de enfrentamento ao coronavírus.