O Hospital da Mulher e da Criança de ,  que está em fase final de construção em área anexa ao da (Universidade Federal da Grande Dourados), pode ter a sua ativação antecipada. O objetivo as SES (Secretaria Estadual de Saúde) é implantar cerca de 60 leitos, entre clínicos e de UTI, e transformá-la em referência no combate à Covid-19.

Segundo informações do Governo do Estado, a previsão inicial era de conclusão das obras em junho, mas a proposta agora é acelerar os trabalhos para término já no mês que vem. Paralelamente, é preciso conquistar recursos emergenciais destinados à compra de equipamentos. A ideia conta com apoio da reitora da UFGD, Mirlene Damázio, e do superintendente do Hospital Universitário da UFGD, Alisson Henrique Farinelli.

“Paralelamente aos entendimentos junto à e à UFGD para que a empresa responsável agilize os trabalhos de construção, em outra frente articulamos a viabilização de recursos da ordem de cerca de R$ 3,5 milhões necessários à conclusão da obra física; e outros R$ 5 milhões para a compra dos equipamentos necessários à ativação dos leitos”, explica o secretário Geraldo Resende.

Na proposta de antecipar as obras e a ativação do Hospital da Mulher e da Criança e de transformá-lo em referência contra o coronavírus, o secretário Geraldo Resende destaca o apoio da direção da UFDGD.

“Temos uma excelente parceria e neste momento em que precisamos nos preparar para um cenário de necessidade de mais leitos para os eventuais pacientes do novo coronavírus, estamos tendo toda a receptividade e colaboração da UFGD e do HU de Dourados”, explica o secretário.