O Governo do Estado divulgou na tarde desta terça-feira (15), durante coletiva de imprensa, que deve utilizar os R$ 3,8 milhões para compra de equipamentos, combustível, suporte das equipes e aluguel de caminhões-pipas, para o combate aos incêndios em . Além do recurso liberado pela União, outro orçamento para plano de contingência deve ser feito nos próximos dias.

 

De acordo com o coordenador do Cedec- (Coordenadoria de Defesa Civil de MS), tenente coronel Fábio Catarinelli, o recurso deste primeiro plano de ação não será suficiente para compra de muitos equipamentos que não são encontrados a pronta entrega no MS, sendo necessário estudo para um segundo planejamento dos recursos.

 

Ainda segundo Catarinelli, a maior dificuldade ainda está na contratação de caminhões-pipas e materiais encontrados apenas em outros estados.Já foram comprados abafadores elétricos, manuais e mangueiras.

 

Os recursos serão usados para combate nos 79 municípios do Estado. Conforme a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (), o investimento também será usado para ajudar produtores rurais que tiveram áreas devastadas pelas chamas.

 

O Governador Reinaldo Azambuja (), informou que 34 militares do Corpo de Bombeiros do Paraná e devem somar as equipes que estão atuando nas regiões atingidas.

 

O Estado declarou situação de emergência pelos próximos 90 dias no Estado, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende autorizar recursos ilimitados para combate aos focos de queimada.,

 

Cerca de 1,8 milhão de hectares foram destruídos no Pantanal de MS de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Iba,a (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). representando 70% do bioma pantaneiro