Com a suspensão das aulas presenciais em março e em meio às incertezas sobre o cenário que seguiria no decorrer do ano, o calendário de férias ficou alterado e varia em cada instituição de ensino.

Além das escolas da rede estadual e municipal, algumas unidades de ensino particular acabaram adiantando o recesso do meio do ano para o início da . Por exemplo, é o caso do colégio Nota Dez e do Dom Bosco.

O IFMS (Instituto Federal de ) iniciou o recesso escolar na quarta-feira e o retorno será somente no dia 3 de agosto.

Como não houve um consenso definido pelo sindicato, ficou a critério de cada colégio antecipar as férias ou não. Entretanto, a maioria decidiu manter o calendário escolar. É o caso de escolas como Bionatus, Adventista, Paulo Freire e Geração Resultados.

Na Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), as férias começam na próxima segunda-feira (13) e no Sesi, o período de descanso para os alunos vai de 17 a 30 de julho.

Ensino Superior

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) as férias de julho foram antecipadas para maio.

Já na UFMS (Universidade Federal de MS), o calendário foi prorrogado para que os professores pudessem concluir as atividades do primeiro semestre. Com isso, o recesso ficou de 1º a 16 de agosto, sendo que o segundo semestre começa dia 17.

Estão em férias os acadêmicos da (Universidade Católica Dom Bosco) e Unigran Capital. Nessas instituições, o recesso teve início na semana passada e o segundo semestre começa dia 3 de agosto.