Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pandemia faz aplicações de multa de trânsito cair 93% em Mato Grosso do Sul

A pandemia do coronavírus fez o número de multas de trânsito cair pela metade em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O balanço mais recente é referente ao mês de maio deste ano. Foram 5.083 infrações este ano frente a 83.913 no mesmo período do ano passado. Uma queda […]
Arquivo -

A pandemia do fez o número de multas de trânsito cair pela metade em , conforme dados do (Departamento Nacional de Trânsito).

O balanço mais recente é referente ao mês de maio deste ano. Foram 5.083 infrações este ano frente a 83.913 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 93,9%.

Conforme o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS), Rudel Trindade, são vários fatores – todos relacionados à pandemia – que causaram a redução. “Com a quarentena, lockdowns e o período de fechamento [de atividades não essenciais em várias cidades do Estado], houve redução do número de veículos em circulação e isso causa redução do número de multas, principalmente nas estradas”, pontuou.

Além disso, Rudel destaca que o foco do órgão de trânsito mudou. “O Detran e outros órgãos [de fiscalização] estão priorizando as atividades da Lei Seca, pois os motoristas embriagados, de modo geral, causam acidentes graves e essas vítimas acabam ocupando leitos em hospitais, que devem ter foco nos pacientes de Covid-19”, explica.

Outro fator que contribuiu para os números foi uma série de prorrogações de prazos como por exemplo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que fez com que condutores que estavam com documento vencido  ganhassem prazo de 18 meses para renová-lo. “Outros prazos da legislação também foram alterados e isso acaba afetando o quantitativo de multas”, completou  Rudel.

Números

A redução da aplicação de multas começou em março, quando começaram as restrições do comércio em Mato Grosso do Sul. Em fevereiro, foram aplicadas 46.324 multas. Em março, o total registrado foi de 47.818. Apesar de ser similar às infrações de fevereiro, houve queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram aplicadas 94.225, uma queda de 49,2%.

No mês de abril, a queda já se mostra bastante expressiva. Das 70 mil registradas em 2019, caiu para 5.190 em 2020. Por fim, em maio, foram registradas 5.083.

A queda se deu em todo o Brasil, principalmente no mês de junho. Enquanto que em maio foram mais de 778 mil infrações registradas em todo o território nacional, o número caiu para 256 mil em junho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Últimas Notícias

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande

Brasil

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Criança estava sozinha no quarto quando caiu