Com o Dia D da Campanha de Multivacinação e de imunização contra a Poliomielite, os pais aproveitaram o sábado (17) para atualizar as carteirinhas de ção dos filhos em . Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara, pais e filhos chegaram cedo, para evitar aglomeração e risco de transmissão do

Pais aproveitam Dia D para atualizar carteira de vacinação dos filhos em Campo Grande
Makenia foi conferir se carteira do filho estava em dia. (Foto: de França)

A assistente administrativa Makenia Mesquita, de 40 anos, levou o filho de sete anos para vacinação. Ela conta que o principal objetivo era deixar a carteirinha em dia, já que não sabia se havia vacinas atrasadas. 

“As vacinas dele estavam em dia, mas tem sempre uma que atrasa. Ainda mais com o coronavírus, ficamos com medo, não sabemos se uma coisa puxa a outra”, comentou.

Na UBS, a maioria das pessoas compareceu justamente para conferir se a carteirinha estava em dia, muitos nem precisaram se vacinar. Foi o caso da adolescente Nicole, de 13 anos. “Eu vim porque minha mãe pediu, mas sei que é importante. Muitas pessoas da minha idade não se preocupam tanto com isso”, diz.

Pais aproveitam Dia D para atualizar carteira de vacinação dos filhos em Campo Grande
As irmãs Nicole e Thayná foram bem protegidas à UBS. (Foto: Leonardo de França)

A irmã de Nicole, a consultora de vendas Thayná da Silva, de 24 anos, conta que soube da campanha pela TV. Com medo de encontrar mais pessoas na UBS, as irmãs usaram máscaras e face shields. “Mesmo com a pandemia, quis trazer, viemos verificar se estava tudo em dia. É importante estar com a vacina em dia, para não ficar vulnerável. O vírus está aí, viemos, mas com cuidado”, frisa.

O empresário Lino Azambuja, de 45 anos, levou o filho de dois anos para vacinação. Para ele, a maior preocupação era atualizar a carteirinha. “Para deixar a carteira em dia, vim mais cedo para evitar tumulto e risco de contaminação”.

Neste sábado (17), a imunização é realizada em todas as 71 unidades de saúde de Campo Grande, que funcionarão das 7h às 17h. Confira aqui a lista das unidades de saúde.