Pular para o conteúdo
Cotidiano

Operação contra o Aedes deve vistoriar 19 mil imóveis a partir desta quarta-feira

Uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti deve vistoriar 19 mil imóveis nas sete regiões urbanas de Campo Grande a partir desta quarta-feira (15). Ao todo serão 280 agentes e a inspeção deve terminar na sexta-feira (17). A ação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizada por meio da CCEV (Coordenadoria de Controle de […]
Arquivo -
Foto: Divulgação PMCG
Foto: Divulgação PMCG

Uma megaoperação de combate ao deve vistoriar 19 mil imóveis nas sete regiões urbanas de a partir desta quarta-feira (15). Ao todo serão 280 agentes e a inspeção deve terminar na sexta-feira (17).

A ação da (Secretaria Municipal de Saúde), realizada por meio da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) vai atuar de forma simultânea em treze bairros, fazendo a inspeção de imóveis e terrenos baldios identificando e eliminando focos do mosquito.

Além disso, as equipes farão o recolhimento de materiais inservíveis potenciais criadouros do mosquito e darão orientação para os moradores.

Infestação

Realizado no mês de janeiro, o LiRaa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação) mostrou que sete áreas de Campo Grande já se encontram em situação de risco, ou seja, com índice de infestação superior a 3,9%.

Já o número de áreas em alerta praticamente dobrou, em comparação com o último LiRaa divulgado em novembro de 2019, passando de 22 para 42 áreas. E 18 áreas permanecem com índices satisfatórios. O levantamento completo pode ser consultado aqui.

Conforme o levantamento, o índice mais alto foi na área da abrangência da USF (Unidade de Saúde da Família) Iracy Coelho, com 8,6% de infestação, de 223 imóveis vistoriados, em 20 foram encontrados depósitos do Aedes.

Em segundo lugar, está a  área da USF Azaléia com 7,4% de infestação, seguido da USF Antártica, 5,2%, USF Alves Pereira, 4,8,  USF Sírio Libanês, 4,4%,  Jardim Noroeste, 4,2% e USF Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), 4,0%.

Dados epidemiológicos

Segundo a Sesau, até o dia 8 de janeiro foram notificados em Campo Grande 59 casos de dengue e um de zika. Nesta segunda-feira (13) foi confirmado o primeiro óbito por dengue na Capital.

A vítima, um homem de 30 anos, estava internado em um hospital particular e veio a óbito no domingo (12).

Em 2019 foram registrados 39.417 casos notificados de dengue em Campo Grande, sendo 19.647 confirmados e oito óbitos. O mês de dezembro fechou com aproximadamente 45% a menos de casos registrados no ano anterior. Foram 355 notificações contra 519 de 2018.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial