Ônibus do ‘teste coronavírus’ é alívio para quem tem sintomas da doença nas Moreninhas
Em seu primeiro dia de atendimento, o ônibus itinerante da Blitz Covid-19 atendeu os moradores da região do Bairro Moreninhas nesta segunda-feira (20). Com os sintomas da doença, a população se sentiu aliviada com a possibilidade de realizar o exame sem se deslocar do bairro. Conforme a auditora da Vigilância Sanitária, Neiva Kaspary, explicou que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em seu primeiro dia de atendimento, o ônibus itinerante da Blitz Covid-19 atendeu os moradores da região do Bairro Moreninhas nesta segunda-feira (20). Com os sintomas da doença, a população se sentiu aliviada com a possibilidade de realizar o exame sem se deslocar do bairro.
Conforme a auditora da Vigilância Sanitária, Neiva Kaspary, explicou que na fila, os pacientes passam por uma pré-triagem para avaliar se precisam prosseguir com a testagem.
“Na fila, a pessoa é atendida por agentes da Vigilância Sanitária. O agente faz a orientação, pergunta sobre o estado de saúde e faz a aferição de temperatura. Se a pessoa se encaixar nos critérios [de contágio], ela passa para a segunda triagem”, disse.
Na segunda triagem, o paciente é atendimento por enfermeiros para verificar se deverá realizar o exame ou não. O resultado do teste leva cerca de 10 minutos para ficar pronto.
“Se der negativo, orientamos para continuar com as medidas de biossegurança e também alertamos para um falso negativo. Se os sintomas permanecerem por mais uma semana, recomendamos que a pessoa faça outro exame. Se der positivo, recomendamos o isolamento ou se o estado de saúde se agravar, que procure uma unidade de saúde”, relatou Kaspary.
Facilidade no atendimento
O maior relato dos moradores foi a facilidade de não precisar sair do bairro para poder testar o vírus, além da agilidade em saber se está ou não com a doença.
Pâmella de Oliveira, de 30 anos, levou a avó, de 69 anos, para fazer o exame pois a idosa estava com os sintomas do coronavírus há alguns dias. “Facilitou bastante ter vindo ao bairro. Principalmente se o número de ônibus do transporte público está reduzido”, explicou.
Sem o paladar há duas semanas, a artesã Margarida de Almeida, de 62 anos, também reclamava de dores na garganta e decidiu procurar a testagem. “Eu nunca tive programas de garganta e esse atendimento é uma coisa boa para a gente”, relatou.
Terminando de realizar o teste, com resultado negativo para a Covid-19, Lélia Lopes, de 63 anos, disse que está aliviada com a doença descartada. “Estou alegre porque não estou doente. Porocurei o atendimento porque tive gripe e fiquei com medo de que fosse a Covid. Muito bom ter esse serviço porque ficamos despreocupados”, disse.
O ônibus da Blitz Covid-19 ficará nas moreninhas até às 17h e na terça-feira (21) estará em outro bairro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.