Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onça resgatada no Pantanal apresenta melhora e deve passar por cirurgia para retirar bala alojada

A onça que foi resgatada no início do mês, durante os incêndios no Pantanal, está apresentando uma melhora significativa. A (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) divulgou, nesta quinta-feira (26), que o animal deve passar por cirurgia em breve para retirar um projétil alojado no tórax do animal. O felino, com […]
Arquivo -

A onça que foi resgatada no início do mês, durante os incêndios no Pantanal, está apresentando uma melhora significativa. A (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) divulgou, nesta quinta-feira (26), que o animal deve passar por cirurgia em breve para retirar um projétil alojado no tórax do animal.

O felino, com cerca de dois anos, está recebendo tratamento no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Segundo o veterinário do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) Lucas Cazati, a onça está recebendo tratamento com aplicações de ozônio, que tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. As patas, que antes estavam queimadas pelas chamas da região pantaneira, já estão quase cicatrizadas.

O tratamento de ozonioterapia é feito em parceria com a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e está sendo ministrado pelos professores Breno Fernandes Barreto e Verônica Borges Babo, acompanhando a evolução da saúde do animal.

Onça resgatada no Pantanal apresenta melhora e deve passar por cirurgia para retirar bala alojada
Patas da onça já estão quase cicatrizadas. (Foto: Divulgação/Semagro)

O animal foi resgatado fraco, debilitado e com partes do corpo queimado, mas desde que chegou no Cras, vem recebendo alimentação balanceada e já ganhou 8 quilos.

Exame de Raio-X detectou um projetil no tórax do felino, consequência de um tiro que deve ter sofrido há alguns meses, pois, a pele está cicatrizada. O veterinário disse que o metal será retirado em cirurgia simples de rápida recuperação, o que não deve atrasar o retorno da onça ao seu habitat.

A onça foi resgatada junto a outra, com aproximadamente a mesma idade, e trazidas da Serra do Amolar, em , no dia 4 de novembro, com uma força-tarefa de voluntários, brigadistas, militares e veterinários voluntários, com apoio de um avião da Força Aérea Brasileira.

O outro macho não resistiu aos ferimentos, horas após ter chegado no Cras. No exame de necropsia também foi detectado que ela havia sido vítima de atiradores. A bala estava alojada na região do tórax com estilhaços atingindo os pulmões. Apesar do tiro, a morte do animal teve como causa a quantidade elevada de fumaça que inalou durante o incêndio, segundo revelou o exame.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confiar a escala da Sesau nesta sexta-feira

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande para esta quinta-feira (17). Assim, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). De manhã, são 59 clínicos gerais para atender adultos e 17 pediatras. Já a equipe plantonista para atendimentos à tarde é de 58 médicos para adultos e 17 para o público infantil. … Continued

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez