Em sites de compra e venda como o OLX é possível encontrar anúncios para o saque imediato do (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do , com anunciantes oferecendo serviços até mesmo a domicílio, o que é considerado irregular pela Caixa Econômica Federal. Se você precisa sacar o seu benefício, confira as dicas para não cair em golpes.

Com uma busca rápida, se pode localizar anúncios com a descrição “Adianto seu auxílio disponível no App Caixa Tem. Serviço a domicílio”. Em outro, o anunciante deixa o número de telefone, e pede que o beneficiário entre em contato para auxiliar no saque imediato, ou seja, pedindo os dados do telefone, podendo usar os dados das vítimas para qualquer tipo de estelionato.

Vai sacar o FGTS ou auxílio emergencial? Saiba como não cair em golpes de anúncios
(Foto: Reprodução)

Em um dos anúncios, um advogado oferece “Aproveite a Pandemia para sacar seu FGTS até R$ 6.220”, pratica que foi vetada pela Medida Provisória 946/2020, para evitar que beneficiários abrissem processos com base no decreto n° 5.112, de 2004, que permite que o trabalhador recebesse o benefício em razão do desastre natural proporcionado pelo Covid-19.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o advogado que explicou que não está ingressando com ações por conta da MP e já havia solicitado a retida do anúncio no site.

Segundo a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), a mercantilização da advocacia é proibida, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, que veda esse tipo de publicidade, caracterizando captação de clientela, porém, não proíbe de fazer publicidade que tenha caráter informativo e primar pela descrição e sobriedade.

“Assim que recebe as denúncias de publicidade indevida, o Tribunal de Ética da OAB abre procedimento para apurar a irregularidade concedendo ao profissional a oportunidade de ampla defesa. Caso reste configurado a conduta irregular, o advogado é punido”, informou em nota.

Não caia em golpe

De acordo com a Caixa, o banco oferece atendimento em todas as plataformas como aplicativo, site e presencial em agência, seguindo as orientações de biossegurança e horário reduzido.

“O pagamento do Saque Emergencial FGTS será realizado exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.”

Principais golpes

Falso link

A orientação da Caixa é evitar clicar em links enviados em nome do banco, afinal, a instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se receber algo do tipo, desconfie!

  • Compra equivocada

Por ligação, golpistas podem se passar por funcionários ou gerente pedindo dados e até mesmo numeração do cartão. A orientação é não passar dados por telefone, vá até uma agência para verificar a existência de atividades suspeitas no cartão.

  • Boleto falsificado

Golpistas podem enviar boletos falsificados a título da instituição, confundindo as vítimas. Fique atento e em caso de dúvida entre em contato com sua agência bancária.

Nos casos que desconfia de fraude, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados da suspeita, para que as devidas providências sejam tomadas.