Casos suspeitos de coronavírus deve ser maior, admite secretário de saúde em cidade de MS

O município de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, tem 1 caso confirmado e 11 suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), porém, o secretário municipal de Saúde, Nélio Paim, acredita que o número seja maior, pois com a falta de kits, o teste é feito apenas em casos de pacientes graves. Conforme o secretário, pessoas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O município de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, tem 1 caso confirmado e 11 suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), porém, o secretário municipal de Saúde, Nélio Paim, acredita que o número seja maior, pois com a falta de kits, o teste é feito apenas em casos de pacientes graves.

Conforme o secretário, pessoas que apresentam sintomas leves da doença são orientados ao isolamento domiciliar, ou seja, casos assintomáticos ou moderamos são subnotificações que não entram no levantamento já que não realizam o teste para serem considerados suspeitos pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

“Discutindo as ações com o comitê técnico, analisamos que só está fazendo os testes em casos internados, casos que são graves. Os casos assintomáticos, que é acreditamos que seja em torno de 80%, são isolados em casa, mas não é feito o teste. O caso subnotificado é aquele que não tem como saber se a pessoa tem a doença. Acreditamos que o número de casos seja bem maior os que já registramos como suspeito”.

Além disso, o secretário ressalta que é difícil montar um plano de ação sem saber o número real de pessoas que possam estar com coronavírus. O município também enfrenta dificuldade com poucos kits para fazer o exame. “Os laboratórios particulares estão adquirindo, mas nós ainda aguardamos a a chegada dos kits para exames”.

A prefeitura decretou o toque de recolher há 12 dias e o comércio está funcionando com algumas restrições para evitar o avanço do vírus, como manter as portas do comércio semiabertas, manter distanciamento, número reduzido de pessoas no mesmo ambiente e higiene.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga