Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo RG é emitido em MS com informações de saúde e nome social

Em Mato Grosso do Sul, quem solicitar a Carteira de Identidade já pode incluir no documento sua condição de saúde, número de outros documentos e ainda optar pela inclusão do nome social. O novo padrão está em vigor desde o começo de março e foi adotado pelo Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, […]
Arquivo -

Em , quem solicitar a Carteira de Identidade já pode incluir no documento sua condição de saúde, número de outros documentos e ainda optar pela inclusão do nome social. O novo padrão está em vigor desde o começo de março e foi adotado pelo Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, vinculado à à Coordenadoria-Geral de Perícias da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A decisão é inédita e o Estado se antecipou ao Decreto Federal n° 9.278 de 5 de fevereiro de 2018, que regulamenta a Lei nº 7.116 de 29 de agosto de 1993, assegurando a validade nacional às Carteiras de Identidade e regula sua expedição.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Marcio Cristiano Paroba, a decisão foi adiada para março de 2021, mas o Estado já estava preparado para atender o novo modelo que começou a ser expedido no dia 2 de março.

É importante destacar que o documento antigo continua valendo. Até o dia 10 de marco, 2.903 pessoas já solicitaram o documento, apenas quatro eram nomes sociais. Somente em Mato Grosso do Sul são expedidas 15 mil novas identidades por mês. A média diária é de 170 em apenas um dos postos de identificação.

Novas informações

Poderão ser inclusos no novo modelo de Carteira de Identidade número de documentos como: NIS (Número de Identificação Social); PIS (número no Programa de Integração Social) ou o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público); CPF (Cadastro de Pessoa Física); Cartão Nacional de Saúde; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; Número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado.

Quem quiser poderá incluir informações quanto à condição de saúde, sendo neste caso necessário apresentar o atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde que se deseje preservar. O tipo sanguíneo e o fator RH. Também poderá ser inclusa no documento, além do símbolo de portador especial de necessidades especiais.

Já para a inclusão do nome social, será feita mediante requerimento do interessado, direto nos postos de identificação do Estado. Se for a 2ª via do documento a mudança será feita mediante recolhimento de taxa.

Como requerer

Qualquer pessoa pode fazer o novo modelo de Carteira de Identidade. Para requerer o documento é preciso agendar no site da Sejusp.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano