Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nova estiagem deixa região do Pantanal em alerta e focos voltam a aparecer

A região pantaneira mal conseguiu respirar aliviada e já está em alerta para novos focos de calor, em Mato Grosso do Sul. Tudo isso por conta de mais um período de estiagem, sendo que as temperaturas podem chegar a 41°C, sem expectativa de chuva até 13 de setembro. Entre os dias 21 e 23 de […]
Arquivo -

A região pantaneira mal conseguiu respirar aliviada e já está em alerta para novos focos de calor, em Mato Grosso do Sul. Tudo isso por conta de mais um período de estiagem, sendo que as temperaturas podem chegar a 41°C, sem expectativa de chuva até 13 de setembro. Entre os dias 21 e 23 de agosto, não houveram novos focos de calor, mas desde o último dia 24 eles voltaram a aparecer, somando até o momento, 74.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), fizeram um balando das ações no Pantanal e um alerta à população. Isso porque, consequentemente com as queimadas, vem a baixa umidade relativa do ar, por causa do tempo seco. “Não coloquem fogo em nada”, destacou o secretário da Semagro .

Durante a transmissão, a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirmou que o período é crítico. “Nós não temos expectativa de chuva, ou seja, essa massa de ar seco, um sistema de bloqueio atmosférico, que impede a formação de nuvens, eleva as temperaturas e reduz a umidade relativa do ar drasticamente. A região pantaneira pode chegar a temperaturas de 41°C, condição critica, porque é um tempo bastante seco”, explicou.

Notícia nada boa para quem está atuando na linha de frente no combate ao incêndio no Pantanal. Tenente do Corpo de Bombeiros, coronel Moreira, afirmou que essa semana, durante três dias, novos focos não foram registrados. No entanto, nesta sexta-feira (28), já foram 74 e as altas temperaturas contribuem com esse aumento. “Mesmo sendo, na maior parte, de ação humana, as altas temperaturas e o vento, contribuem para a propagação desse fogo”, informou o tenente.

Nos locais onde focos foram extintos, militares ainda fazem trabalho de rescaldo e monitoramento da área. Em MS a situação não é tão crítica neste momento se comparado a Mato Grosso. “Em Poconé não choveu e os focos estão lá”, afirmou o tenente.

Moreira também destacou que somente em agosto foram registrados 4.366 focos. “Estamos em 4º colocado em número de focos de calor e isso é muito preocupante”, frisou. Entre as áreas indígenas, a Kadiwéu em que possui área em parte do bioma Pantanal e parte do bioma Cerrado -, tem mais focos de calor entre as áreas indígenas do país .

Até o momento, 778 mil hectares do Pantanal de MT e 980 mil do Pantanal sul-mato-grossense foram destruídos, um total de 1,763 milhão de hectares, desde janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira