Começa nesta segunda-feira (10) uma nova campanha de vacinação contra o que pretende imunizar crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos, que nessa faixa etária, tomou apenas uma ou nenhuma dose da tríplice viral, ou que não se lembra e não tem como confirmar a imunização.

A campanha vai até o dia 13 de março, tendo como marco o Dia D no próximo sábado (15). Assim como no ano passado, a campanha nesse ano terá duas etapas, a próxima acontecerá no segundo semestre de 2020 e terá como alvo a população de 30 a 59 anos de idade.

Para erradicar a raiz do surto de sarampo existente no país, desde o ano passado, crianças com idade entre seis meses e menores de um ano passaram a tomar a chamada “dose zero” da vacina, já que essa é dada pela primeira vez aos doze meses e reforçada aos quinze. Somente no ano passado, mais de 7,3 mil crianças tomaram a dose zero.

Como a vacinação com a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – faz parte do calendário de imunização, não é possível estabelecer uma meta a ser atingida. No ano passado foram aplicadas mais de 3,6 mil doses no público dessa primeira etapa da campanha.

Em foram registrados, durante o ano inteiro, 36 casos suspeitos de sarampo, sendo que desses, um foi confirmado, contraído em São Paulo.