Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nos negócios, mulheres se adaptaram mais durante a pandemia em MS

Em sua 4º edição, a pesquisa de impactos do coronavírus no comércio de Mato Grosso do Sul, observou que as mulheres se adaptaram mias as novas demandas do mercado, em ralação aos homens. O estudo foi publicado nesta segunda-feira(19), produzido pelo Sebrae/MS e Fecomércio (IPF/MS), em parceria com Sindivarejo Campo Grande, CDL Campo Grande e […]
Arquivo -

Em sua 4º edição, a pesquisa de impactos do coronavírus no comércio de , observou que as mulheres se adaptaram mias as novas demandas do mercado, em ralação aos homens. O estudo foi publicado nesta segunda-feira(19), produzido pelo /MS e Fecomércio (IPF/MS), em parceria com Sindivarejo , CDL Campo Grande e FCDL/MS.

Segundo o site Agência Sebrae de Notícias, na pesquisa, 39% das mulheres intensificaram o uso de plataformas on-line para comercializar produtos ou serviços, enquanto 22% dos homens implementaram esta mudança durante a pandemia. Fora isso, para 90% das empreendedoras, as mudanças serão mantidas no pós-pandemia.

Entre os homens, 27% não aplicaram alterações no seu negócio, e somente 13% das mulheres tiveram o mesmo posicionamento. Além disso, a pesquisa mostra que as mulheres tenderam a negociar mais valores, seja ofertando novas condições de pagamento, fornecendo descontos maiores ou renegociação dívidas anteriores.

Mesmo com o cenário econômico, as empreendedoras se mostraram mais cautelosas. Elas demitiram menos que os homens, mas aplicaram mais redução na jornada e salário. Segundo o estudo, 42% dos empreendimentos do estado são liderados por mulheres.

“Nessa versão da pesquisa fizemos um recorte para entender qual foi o comportamento da mulher empreendedora em relação aos empreendedores. Percebemos que elas tiveram uma inserção maior nos canais on-line. Elas também demitiram menos, mas fizeram mais redução de jornadas e salários, e pretendem contratar menos nos próximos meses”, afirma a analista-técnica do Sebrae/MS Vanessa Schmidt.

Diminuição do impacto e redução das demissões

A pesquisa aponta que, de forma geral, os impactos da pandemia no faturamento dos empresários foram menos ruins em setembro do que nos meses anteriores. As demissões continuaram perdendo força e para os próximos três meses, a tendência continuará sendo de queda.

“É uma melhora considerável, mesmo diante deste cenário conturbado. Percebemos uma adaptação do comportamento das pessoas também, seja isolamento ou distanciamento social, assim como a adoção de novas rotinas e hábitos, e os empresários também precisaram se adaptar. Por isso, registramos melhoras para alguns setores, como Alimentos. E o comércio, de uma forma geral, teve uma melhora, principalmente a partir do ”, destaca a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, Daniela Dias.

Para explicar a melhoria no resultado, além da retomada, os empresários adotaram diferentes estratégias. A maioria (79%) realizou alterações nos canais de comercialização, entre elas, eles passaram a fazer vendas por redes sociais (38%), utilizaram ou intensificaram o uso de plataformas online de comercialização (29%), e fizeram atendimento em domicílio ou a distância (11%).

Dos que realizaram as alterações, de forma geral, 86% as manterão no pós-pandemia. Para mais da metade dos entrevistados (53%), as estratégias surtiram o efeito desejado nas vendas.

Fim de Ano

O estudo também traz perspectivas empresariais para as festas de fim de ano. Entre Natal, virado do ano e viagens do período, a maioria dos empresários (62%) acredita que os gastos serão menores do que em anos anteriores.

No caso do Natal, 19% acredita que as compras de presentes serão como nos anos anteriores. A data é seguida pelo Ano Novo (17%) e as viagens de final de ano (14%).

A pesquisa ouviu 1.711 consumidores entre os dias 22 de junho a 06 de julho, e 164 empresários entre os dias 15 de setembro a 02 de outubro. É possível acessar a íntegra do estudo no DataSebrae.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado

Famosos

Com pai no presídio federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Oruam é filho de Marcinho VP, um dos chefes históricos do Comando Vermelho

Cotidiano

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Jovem de 27 anos, morador de Maracaju, está há 48 horas com dificuldade de respiração, enquanto segue na UPA Moreninhas

Polícia

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Moradores não estavam em casa