A pandemia do (covid-19) afetou a rotina de trabalho para muita gente. Há quem passou a fazer home office, ou teletrabalho, tem quem acabou sendo dispensado pela empresa, há ainda os que se arriscam na rotina normal para não perder o emprego e tem o grupo dos que precisam trabalhar para ter o garantido no final do mês, e nesse grupo, muitos ainda fazem parte do para contágio da doença.

É o caso do barbeiro Gilvan Silva, 56 anos, apesar de não ser idoso, ele é hipertenso o que aumenta o risco caso pegue a doença. Há 30 anos na profissão, ele diz que chegou a ficar 18 dias sem trabalhar, mas é o dinheiro da barbearia que garante o almoço e a janta.

“Não consegui o , fica só em análise. A barbearia é minha única fonte de renda, dependo do trabalho para ter almoço e janta. Sou um cirurgião estético capilar (risos) ”, disse.

Ele ainda diz acreditar que vai acabar pegando a doença, mas está cumprindo as normas. “Não tenho medo de pegar coronavírus, estamos fazendo o que a saúde mandou fazer. Cadeiras e instrumentos de trabalho sempre higienizados, estamos usando máscaras. Mas se 70% da população vai pegar, vamos acabar pegando aqui também”, afirma.

Sem medo também está o comerciante Gilton José de Lima, 62 anos. Ele que é dono de uma lanchonete afirma que se não trabalhar não consegue acertar as contas no final do mês.

“Eu gosto, tenho e preciso trabalhar para pagar as contas. Não tenho estudo avançado, fim da lavoura. Escapar da morte não vou, mas cada um tem que fazer sua . Precisamos estar preparados para viajar [se referindo à morte], não acredito que essa seja a doença mais grave, outras coisas ainda virão. O ser humano precisa estar preparado para a vida e para a morte”, conta.

Medo do contágio

A costureira Neusa Ribeiro, 54 anos tem medo do vírus, ela tem histórico de bronquite e afirma que precisa trabalhar para sobreviver.

“Mexo com costura há 25 anos, sobrevivo disso. É óbvio que tenho medo, muita gente não respeita os cuidados. Recebi uma cliente com 7 filhos e nenhum deles usando máscara, mas preciso trabalhar”, desabafa.

“No final do mês não tenho como pagar meia conta de luz, porém tenho receio de ficar doente, contrair o vírus e aí quem vai fazer por mim? ”, completa.