Com avanço do coronavírus em , atinge 1.418 casos confirmados da doença neste sábado (30). De acordo com o secretário de Saúde, o índice de isolamento abaixo de 35% significa que “a nossa população não está nem aí para o coronavírus”.

De acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), compilados até às 19h da sexta-feira (29), haviam 62 novos casos de coronavírus no MS. “Continuamos com crescimento muito grande. Nossos dados de são terrivelmente sofríveis”, lamentou o secretário em transmissão ao vivo.

Sobre menos de 35% da população em quarentena, Resende ressaltou que “uma parcela significativa está pagando para ver, esperando acontecer com entes queridos antes de tomar providências”. Cerca de 61% dos 79 municípios sul-mato-grossenses já possuem casos confirmados de coronavírus.

Campo Grande é o município com maior número de infectados, com 283 casos, seguida por com 260, com 230 e Três Lagoas com 140. Em relação à incidência da doença a cada 100 mil habitantes, Guia Lopes continua liderando o ranking estadual, os 2,2 mil casos para cada 100 mil habitantes mantém a cidade em primeiro lugar.

é o segundo município de MS com maior incidência de coronavírus, são 641,5 casos da doença a cada 100 mil habitantes. A terceira colocada é Fátima do Sul, com 317,9 casos de coronavírus para a mesma proporção de habitantes.

Situação dos casos confirmados

Dos 1.418 casos confirmados de coronavírus no MS, 830 estão em isolamento domiciliar e outros 62 estão internados. Dos infectados hospitalizados, 48 estão em leitos clínicos e 15 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).

Até a última sexta-feira (29), o estado havia registrado 19 mortes causadas pelo coronavírus. Outras 507 pessoas são classificadas como recuperadas da doença, pela SES.

Ainda que o índice de curados seja alto, o secretário da Saúde lembrou que é necessário manter o isolamento social. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o isolamento social ainda é a melhor forma de enfrentamento ao coronavírus.