A inscrição para o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) pediu o cadastro de uma foto aos candidatos. Porém, o prazo já encerrou e muitos não conseguiram inserir a imagem. Então, ficou a questão: esses candidatos vão poder fazer a prova?
A resposta é sim. Segundo Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira), especificamente neste ano, este não será um caráter eliminatório.
“Vamos tornar eliminatório nos próximos exames. Este ano, estamos testando o modelo, justamente para garantir a nossa segurança, porque antes a gente tinha simplesmente a biometria, a digital. Então, agora, além da biometria a gente vai ter também a foto, que é mais um item de segurança para garantir que é a pessoa certa que está fazendo a prova”, explicou durante entrevista.
Conforme Lopes, cerca de 85% dos estudantes enviaram a foto no período de inscrição do Enem 2020. No período de alteração de foto, mais uma parcela fez o cadastro. Ainda assim, não foi feito por 100% dos candidatos.
Redação
Um dos itens que mais preocupa os estudantes é a produção da redação. Isso porque, se tirar zero, o candidato é eliminado e perde a chance de entrar em várias universidades e outros tipos de benefícios. Veja os critérios que o Inep considera para a redação:
- Fugir do tema ou escrever com outra estrutura textual que não seja dissertativo-argumentativo;
- Não escrever o texto na Folha de Redação;
- Escrever abaixo do mínimo: 7 linhas manuscritas ou 10 linhas escritas em braile, qualquer que seja o conteúdo;
- Apresentar rubrica, assinatura ou qualquer outro sinal que identifique o candidato no espaço destinado ao texto da redação;
- Ter letra ilegível;