O prefeito de , (PSD), decretou hoje (16) que a partir de desta sexta-feira (17), o uso de máscaras serão obrigatórios em estabelecimentos comérciais ou de prestação de serviço, medida para evitar o avanço do coronavírus (Covid-19). A Guarda Municipal estará fiscalizando o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Equipes da (Secretaria Municipal de Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), também fiscalizarão para garantir o cumprimento da determinação. O decreto determina que os estabelecimentos comerciais terão de barrar qualquer pessoa que esteja sem , sob pena de serem penalizados com medidas administrativas, que vão de advertência a cassação de alvará de funcionamento.

O comerciante também está sujeito a ser multado e preso, caso descumpra a norma. O decreto estabelece que a fiscalização inicialmente seja de caráter educativo de orientação e caso seja ignorada, serão adotadas medidas punitivas. Os comércios estão autorizados a vender a máscara de proteção.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além do distanciamento social e as medidas de higienização, o uso de máscaras pela população é mais uma ferramenta para impedir o contágio do novo coronavírus. “Desta forma é possível reduzir a probabilidade de transmissão do vírus por uma pessoa infectada para outra que não esteja com Covid-19, se ambos estiverem fazendo o uso da máscara. Porém é preciso reforçar que nenhuma medida é 100% e a população deve continuar tendo os cuidados necessário”, comentou.

Além disso, o secretário orienta que o campo-grandense pode optar por máscaras simples, desde que cubra o rosto. As máscaras cirúrgicas e a N95, devem ser de uso exclusivo de profissionais da saúde.