Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mulheres de detentos protestam em frente ao Fórum e cobram melhoria em presídio

Com camisetas, cartazes e falas de ordem, um grupo de aproximadamente 50 mulheres se reuniram em frente ao Fórum de Campo Grande na tarde desta sexta-feira (28), para protestar contra maus-tratos que, segundo elas, seus maridos vêm sofrendo dentro do presídio da Gameleira. Uma das organizadoras, que pediu para não ser identificada, disse que as […]
Arquivo -

Com camisetas, cartazes e falas de ordem, um grupo de aproximadamente 50 mulheres se reuniram em frente ao Fórum de na tarde desta sexta-feira (28), para protestar contra maus-tratos que, segundo elas, seus maridos vêm sofrendo dentro do presídio da .

Uma das organizadoras, que pediu para não ser identificada, disse que as principais revindicações são em relação à alimentação, higiene, saúde e o modo que os detentos e suas famílias são tratadas pelos agentes penitenciários.

“A comida deles muitas vezes já chega aqui estragada, falta produtos de higiene pessoal e não podemos trazer. Quando precisam de atendimento médico demora muito, tirando a forma como somos tratadas. Tem interno que está com e nem se quer recebeu atendimento médico”, disse.

Outra moradora que participa da manifestação disse que os presos das unidades em Campo Grande são tratados com indiferença e não têm nem serviço de saúde. “Eles estão sendo tratados como lixo. Só queremos o direito deles, o direito de alimentação, a saúde, a visitação. Cadê as medicações que estão dentro dos presídios?”, questionou a mulher.

Conforme as organizadoras, a manifestação pelos diretos dos institucionalizados acontece simultaneamente em mais seis estados. A reportagem entrou em contato com a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e foi informada que as visitações aos internos estão suspensas para evitar a circulação do vírus e pontuou que esclareceu que não há falta de medicamentos para os presos.

“A penitenciária possui o sistema de visita virtual e é a unidade que mais revista realização dos encontros por vídeo conferência. São fornecidas, pelo menos, três refeições diárias, conforme cardápio definido pela nutricionista da empresa terceirizada responsável pelo fornecimento de alimentação, sendo tudo fiscalizado pela administração do presidio.
A unidade conta com atendimento médico e regular e fornecimento de medicamentos disponibilizados na rede SUS, não havendo registro de falta de medicamentos. Também é permitido que os familiares forneçam medicação.
A penitenciária da Gameleira tem sido referência de segurança e disciplina desde sua ativação, sem registro de fugas ou de apreensão de ilícitos como celulares e outros. Todos os trabalhos são fiscalizados pelo Ministério Público e Poder Judiciário, mas os familiares, caso tenham alguma reclamação ou denúncia, podem procurar a Ouvidoria da Agepen para formalizarem”, disse em nota.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Últimas Notícias

Cotidiano

Pessoas em situação de rua amanhecem às portas do Centro POP, fechado aos fins de semana

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas da Capital.

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral

MidiaMAIS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Nas imagens, o touro aparece sozinho, avançando na trilha, até perceber a presença dos felinos à frente