Os servidores da área da saúde são os mais expostos ao , já que arriscam suas vidas para cuidar dos doentes em . O Estado tem 313 profissionais da saúde infectados pelo coronavírus e com o vírus ativo. Como ainda não receberam alta médica, os profissionais ficam afastados das funções. Os dados são da SES (Secretaria de Estado de Saúde), atualizados na manhã desta quarta-feira (19).

Segundo dados, foram 3.189 pacientes infectados pelo coronavírus em quase cinco meses de pandemia. Entre os contaminados, 2.859 servidores da saúde já se recuperaram e 17 morreram por complicações da doença. Há ainda 313 profissionais que estão com o vírus ativo, portanto em isolamento domiciliar.

Dados apontam que a faixa etária com mais confirmações de entre os profissionais é a faixa dos 30 a 39 anos, com 38,4% dos casos. Servidores entre 40 e 49 anos são 27,9% dos casos confirmados de Covid-19. Os profissionais entre 20 e 29 anos representam 16,1% dos casos, enquanto os servidores entre 50 e 59 anos representam 14,4% dos casos.

A cidade com mais servidores infectados é Campo Grande, com 1.888 casos entre profissionais da saúde e cinco mortes. Em segundo lugar está Dourados, com 446 casos e cinco mortes. Em terceiro, Três Lagoas tem 94 servidores da saúde infectados e não registrou mortes. 

As outras cidades com mortes entre profissionais da saúde são Corumbá, com dois óbitos, enquanto Chapadão do Sul, , , Douradina e contam com uma morte cada.