Dados divulgados pela seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro , mostram que, de janeiro a outubro, o número de mortes no trânsito em já superam o total registrado em todo o ano de 2019. Os números são relativos aos benefícios concedidos para ocorrências envolvendo morte.

Conforme o balanço, mesmo com a , que reduziu a mobilidade das pessoas, os dez primeiros meses de 2020 tiveram 529 mortes no trânsito, enquanto que em todo o ano de 2019 foram registrados acidentes fatais com 523 vítimas.

Em contrapartida, o reembolso com despesas médicas segue abaixo do registrado no ano passado. São 1.280 casos em 2020 contra 1.363 em todo o ano passado. Já os casos de invalidez apresentaram redução de 41%, passando de 4.701 em 2019 para 2.731 este ano.

O levantamento indica que os acidentes este ano foram mais violentos. Isso porque o aumento do número de mortes é registrado em meio a uma redução de 31% nas colisões.

Para o diretor de Operações e T.I. da Seguradora Líder, Iran Porto, as estatísticas são alarmantes e chamam a atenção para a necessidade de ações de conscientização. Ele explica que a divulgação desses números tem por objetivo informar a sociedade para, com isso, contribuir para a melhoria do cenário. “A Seguradora Líder divulga, mensalmente, os dados de indenizações pagas para que eles se tornem insumos para a construção de políticas públicas em prol de um trânsito mais seguro e menos violento no Brasil”.

Perfil

O painel do DPVAT indica que 79% das vítimas são motociclistas, representando 3.587 dos 4.540 acidentes. Em segundo lugar aparecem os acidentes envolvendo automóveis. Na sequência estão caminhões, que se envolveram em 196 acidentes. Já ônibus estavam em 28 ocorrências e 14 veículos ciclomotores.

mortes no trânsito
Maioria das vítimas são motociclistas. (Foto: Arquivo)
Assim, a maioria das vítimas de acidentes tinham de 25 a 34 anos. O segundo grupo que mais se envolve em acidente foi o de 45 a 64 anos.
Em relação aos dias da semana, o campeão de acidentes é sábado, com 825 ocorrências, seguido por domingo (689) e sexta-feira (674).