Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS pode fechar junho com mais de 100 mortos por coronavírus, aponta previsão

O número de óbitos decorrentes do novo coronavírus pode superar a marca de 105 vítimas até o próximo dia 30, quando o mês atual se encerra. É o que aponta a projeção da plataforma Covid-19 Analytics, um modelo de previsão matemático desenvolvido por um grupo de professores da PUC-Rio, que tem sido utilizada pelas autoridades […]
Arquivo -

O número de óbitos decorrentes do novo coronavírus pode superar a marca de 105 vítimas até o próximo dia 30, quando o mês atual se encerra. É o que aponta a projeção da plataforma Covid-19 Analytics, um modelo de previsão matemático desenvolvido por um grupo de professores da PUC-Rio, que tem sido utilizada pelas autoridades sanitárias para prever o comportamento da pandemia no país.

As projeções de óbitos se baseiam na média de duas duas variáveis: a primeira, mais otimista, considera a manutenção do número mínimo efetivamente registrado, por exemplo: até o dia 30 de junho, pode não haver novas mortes e este número permanecer em 61. A segunda, mais pessimista, faz um cálculo matemático mais complexo e dá um número máximo.

Já nesta quinta-feira (25), a Analytics previa uma media de 58 óbitos por Covid-19. O número confirmado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém, foi de 61 óbitos, um número cerca de 5,1% maior que a projeção matemática, mas ainda dentro da margem de erro – o valor máximo admitido seria de 65 mortes (veja a tabela abaixo).

Com base na média, portanto, a marca de 60 óbitos só seria superada na sexta-feira (26), quando a previsão indica 61 óbitos. O máximo admito para a data seria de 71 mortes registradas – 10 nas últimas 24h.

Mais de 100 vítimas até o fim do mês

Com base nas projeções divulgadas nesta quinta-feira (25), o modelo prevê para o último dia deste mês um total de 75 mortes por Covid-19, considerando a base média. Porém, o número máximo admitido indica que até o dia 30 de junho pode haver registro de 105 vítimas fatais em Mato Grosso do Sul.

A projeção mais distante no Covid-19 Analytics é para daqui a 13 dias, em 8 de julho, quando há previsão média de 118 mortes no Estado – a projeção mais nefasta para a mesma data é de que 250 pacientes percam suas vidas.

Sem achatamento de curva

A plataforma Covid-19 Analytics não vislumbra achatamento de curva para as próximas semanas, mas a confirmação de crescimento exponencial:  em relação às confirmações de Covid-19 desta quinta a plataforma previa para 6.537 confirmações da doença, enquanto o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) trouxe 6.523 casos em números absolutos. Mas, para 30 de junho, a expectativa é que esse total atinja 8.296 confirmações – ou 9.304, na projeção mais pessimista.

Até o dia 8 de julho, a Covid-19 Analytics aponta que Mato Grosso do Sul já deve somar mais de 12,4 mil confirmações da doença, na média. O número pode variar, no entanto, de 8,8 mil casos ou ultrapassar 16 mil confirmações em 13 dias.

Dados epidemiológicos

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (25) trouxe a confirmação de 61 mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Foram 5 registros nas últimas 24h, de acordo com a SES, o mais recente foi de Vanessa Recalde Belisário, de 32, que morreu de Covid-19 na manhã de hoje, no , em Dourados.

A estatística já apresenta 41 mortes apenas no mês de junho, contra 11 em maio, 8 em abril e 1 em março. Por macrorregião, os óbitos ficam divididos da seguinte forma: 34 em Dourados, 12 em Campo Grande, 9 em Três Lagoas e 6 em .

Em relação a microrregiões, 28 óbitos foram registrados em Dourados, 9 em Campo Grande, 7 em Três Lagoas e 6 em Corumbá. Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã têm registro de 2 óbitos, cada. Aquidauna tem um registro.

Por fim, por cidade de residência, a distribuição dos casos segue da seguinte forma: Dourados na lidenraça, com 16 registros 9que incluem uma morte ocorrida em ). Campo Grande com 8 registros e Corumbá com 6. Três Lagoas, Batayporã e Paranaíba têm 5 óbitos, cada. e Ponta Porã possuem 3, cada.

Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Rio Brilhante e Vicentina (este, com um óbito ocorrido em SP) tem 2 registros, cada uma. Com apenas um óbito relatado, estão Anastácio, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaquiraí, Navirai e Sidrolândia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa irá oferecer energia solar gratuita para proprietários de imóveis em Campo Grande

Foto: Divulgação/Prefeitura

Programa ‘Bônus Sonho de Morar’ oferece subsídio para entrada da casa própria

emprego jovens

Com 79 mil contratações, Campo Grande registra saldo positivo de 6,3 mil novos cargos em MS

adriane bolsonaro ex-presidente

Adriane Lopes critica prisão de Bolsonaro: “Injustiças não contribuirão para a solução de nada”

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Imagem ilustrativa

ÁUDIO: vítima liga para a PMMS e finge pedir remédio para denunciar violência doméstica

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

Mais cedo, deputados da base do governo repudiaram o ato

MidiaMAIS

Curta-metragem sobre vida de Glauce Rocha recebe prêmio no Cinesur

Produção audiovisual aborda a trajetória da renomada atriz brasileira Glauce Rocha

Política

Ministro da Saúde cumpre agenda em Dourados neste sábado

Durante visita à MS, Padilha deve entregar Samu Indígena, além de vistoriar obras em Hospital Regional de Dourados

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca 23 novos aprovados para vagas de Auxiliar de Manutenção

Convocados devem comparecer nesta quarta-feira (6), às 13h30, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho (Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida)