Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS e Campo Grande começam junho em 3º nos rankings de pior isolamento social do Brasil

Junho começou em Mato Grosso do Sul repetindo a rotina do mês de maio em relação ao isolamento social: o Estado foi, na segunda-feira (1º), o terceiro pior do país na adesão à medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), com taxa de adesão de 37,42% da população. Campo Grande também ficou em terceiro entre […]
Arquivo -

Junho começou em repetindo a rotina do mês de maio em relação ao isolamento social: o Estado foi, na segunda-feira (1º), o terceiro pior do país na adesão à medida de enfrentamento ao novo (Covid-19), com taxa de adesão de 37,42% da população. Campo Grande também ficou em terceiro entre as capitais –com 36,62% de participação popular.

O isolamento social é defendido por autoridades de Saúde como o meio mais eficaz de conter o alastramento do coronavírus. Isso porque, ao reprimir a circulação de pessoas, também se impede que pessoas infectadas com o vírus o transmita para outras que não se contaminaram, principalmente as que integram os grupos de risco (idosos, pessoas com comorbidades, grávidas e lactantes, por exemplo).

Mais uma vez, Mato Grosso do Sul só teve menor participação no isolamento social do que (35,38%) e Goiás (36,27%), cujas capitais também lideram no índice específico: Palmas (TO) teve taxa de isolamento de 35,46% na segunda-feira e Goiânia (GO), 36,45%. Os números são medidos pela consultoria In Loco, com base na movimentação do sinal de telefones celulares, e entregues às Secretarias Estaduais de Saúde. Clique aqui e confira o relatório.

A média nacional no primeiro dia da semana foi de 40,7%, em queda na comparação com o domingo (31) –por conta da tendência de um grande número de pessoas ficar em casa durante as folgas do trabalho. Autoridades de Saúde consideram que, para ser eficaz, a estratégia deve contar com participação mínima de 60% da população.

Interior

Dentre as cidades do Estado, Laguna Carapã registrou a melhor adesão ao isolamento na segunda-feira, com taxa de 57,8%. A cidade é uma das 30 que, até o momento, não registrou casos de Covid-19.

Na lista dos 10 melhores índices de adesão, aliás, figuram 6 cidades sem registros de infectados pelo coronavírus: além de Laguna, Iguatemi (50,8%), Santa Rita do Pardo (50%), Eldorado (49,5%), Aral Moreira (47,4%) e Dois Irmãos do Buriti (46,5%). Taquarussu e Selvíria (51,4%), (48,6%) e Bela Vista (47%) completam a lista.

Já a lista dos 10 piores isolamentos sociais do Estado tem também nas primeiras posições duas cidades que não registraram casos confirmados. Anaurilândia teve adesão de apenas 26,4% da população à prática, enquando Pedro Gomes cravou 30%. Rio Negro (31,7%), quinta na lista, também não registrou casos.

Completam a relação (30,5%), Rio Verde de Mato Grosso (31,1%), Caarapõ (31,7%), Chapadão do Sul (32,2%), Alcinópolis (32,5%), Batayporã (32,6%) e Deodápolis (33,3%). Confira aqui o ranking completo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
operário pr

Em jogo paralisado por suspeita de racismo, Operário-PR vence América-MG pela Série B

padre

Padre passa mal ao ser ameaçado por fiel da maçonaria após missa em Campo Grande

caixa de supermercado

Funcionário de supermercado é acusado de importunação sexual contra cliente em Campo Grande

Governo federal gasta 60% dos recursos com Previdência e pessoal, mostra estudo

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande - (Imagem Ilustrativa | Fala Povo, Jornal Midiamax)

Passageiro é esfaqueado em terminal após discussão dentro de ônibus em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre após cirurgia reparadora e família fala em erro médico em Campo Grande

Idoso havia colocado pinos na coluna

Charge

Um ministro que cai

Esportes

Alison dos Santos vence 400m rasos com melhor tempo da carreira em Miami

Para levar a medalha de ouro, ele precisou superar dois corredores da casa

Cotidiano

Quando procurar um médico? Aumento de casos de doenças respiratórias exige atenção para sintomas

Determinados sintomas podem indicar agravamento da infecção e necessitam de avaliação profissional o quanto antes