Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT-MS entrega ‘Carta de Campo Grande’ ao presidente do Supremo Dias Toffoli

MPT-MS Representantes de quase 50 entidades do terceiro setor, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso do Sul e da Justiça do Trabalho debateram na tarde desta sexta-feira (14) os impactos da Medida Provisória nº 905/2019 que, entre diversas mudanças, centraliza as multas decorrentes da violação de acordos firmados perante o MPT e […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

Representantes de quase 50 entidades do terceiro setor, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em e da Justiça do Trabalho debateram na tarde desta sexta-feira (14) os impactos da Medida Provisória nº 905/2019 que, entre diversas mudanças, centraliza as multas decorrentes da violação de acordos firmados perante o MPT e os valores oriundos de condenações por dano moral coletivo em uma conta única do Tesouro Nacional.

Além disso, a Medida Provisória fixa prazo de vigência dos Termos de Ajuste de Conduta e limita o valor das multas por descumprimento de obrigações trabalhistas.

O encontro teve como desfecho a elaboração de um documento intitulado “Carta de ”, entregue na sequência ao presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, por ocasião de sua passagem pela capital do Estado, onde se reuniu com dirigentes de órgãos do Poder Judiciário das esferas estadual, trabalhista, eleitoral e federal.

“Ao centralizar a gestão desses recursos, resta evidente que os lesados não serão mais compensados, ainda que indiretamente, pelos danos sofridos e a sociedade não terá a percepção de que as violações trabalhistas provocam consequências para os maus empregadores”, destaca trecho da Carta, que também será encaminhada a todos os integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul – oito deputados e três senadores.

Conforme a Medida Provisória nº 905/2019, todas essas receitas devem ser destinadas obrigatoriamente para o Programa de Habilitação e Reabilitação Física e Profissional, Prevenção e Redução de Acidentes do Trabalho, afastando, assim, a possibilidade de que continuem sendo revertidas em prol de entidades filantrópicas do local onde ocorreu o dano e até mesmo de instituições públicas municipais, estaduais e federais.

Nos últimos cinco anos, mais de R$ 18 milhões foram arrecadados pelo MPT-MS por meio de condenações por dano moral coletivo, acordos judiciais e multas previstas em Termos de Ajuste de Conduta.

Grande parcela desse valor já permitiu o aparelhamento de órgãos essenciais à sociedade, como Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar Ambiental, Defensoria Pública, e beneficiou inúmeras entidades do terceiro setor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF acusa agências de receberem R$ 331 milhões do crime organizado

Mansões de luxo e empresas: Na lista da Interpol, ‘Serginho Mijão’ vive livre na Bolívia

Homem sai para comprar pão e acaba esfaqueado pela esposa em Sidrolândia

Justiça suspende cobrança e aplicação de multas após fim de contrato em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Moradores acusam MPMS por acordo que ‘alivia’ obrigações a condomínio por dano ambiental

Rapaz morto na 14 de Julho foi atingido por 13 golpes de faca

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

Duas crianças ficam feridas após acidente entre carro e carreta na MS-306

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Bombou? Liniker manda recado sobre presença de crianças em seu show no Parque das Nações

Aguardado há meses por seus fãs, o show da cantora Liniker contagiou o público na noite deste domingo (7) em Campo Grande (MS). Uma das artistas LGBTQIA+ do momento, ela foi a atração do mês de setembro do Festival MS ao Vivo, e realizou uma apresentação aberta ao público no Parque das Nações Indígenas. Na … Continued

Cotidiano

Sefaz reativa direitos fiscais de empresa suspeita de envolvimento com PCC em MS

Suspensão dos direitos fiscais ocorre em casos de irregularidades com obrigações fiscais, como pagamento de tributos

Emprego e Concurso

De merendeiro a jornalista, Semed convoca aprovados em cinco processos seletivos

Os convocados devem se apresentar nesta terça-feira (9), na Semed

Variedades

Vingança? Homem tenta agredir cachorro e acaba perseguido por ‘gangue’ de cães

Em vídeo viralizado, uma ‘gangue’ de cachorros saiu correndo atrás de um homem que tentou, supostamente, agredir um dos ‘membros’