Em menos de um mês, o (Ministério Público do Trabalho de ) já recebeu 130 denúncias sobre direitos desrespeitados durante a pandemia de . Faltam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e alguns funcionários denunciam até que foram coagidos para trabalhar em uma situação propícia ao contágio do Covid-19. 

Segundo o MPT,  entre as principais irregularidades estão a falta de material para higienização e fornecimento de equipamentos de proteção individual, o compartilhamento compulsório de ferramentas de trabalho e mesmo coação para seguimento das atividades em condições propícias ao contágio. As apurações das denúncias estão sendo feitas com urgência, afirma Ministério. Quase 260 recomendações já foram expedidas às empresas.

Recomendações aos frigoríficos

O Ministério Público do Trabalho orienta que os frigoríficos reorganizem todas as suas plantas, estabelecendo uma distância mínima de 1,8 metro entre os trabalhadores. Nos refeitórios e vestiários, a sugestão é que sejam feitas escalas de empregados por horários de entradas e saídas. 

Já as superfícies de trabalho e os equipamentos devem ser regularmente limpos com produtos recomendados pelas autoridades sanitárias. Quanto aos ambientes administrativos, as indústrias precisam providenciar a instalação de filtros de alta eficiência e garantir a renovação de ar que atenda às prescrições da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

É importante também que os empregados não compartilhem armários, tanto para guarda de pertences pessoais como de equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores que estiverem com sintomas da doença devem ser afastados.