Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPF discute com lideranças indígenas enfrentamento ao coronavírus em aldeias de 3 municípios

Situação do coronavírus em Aquidauana, Miranda e Sidrolândia motivou reuniões; questão aguarda resolução judicial.
Arquivo -

Representantes do MPF (Ministério Público Federal) iniciaram nesta sexta-feira (24) série de reuniões com representantes do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena), -MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul) e chefes de polos-base de Dseis (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), além de lideranças indígenas, para discutir as ações de combate ao coronavírus nas aldeias.

O debate, realizado por videoconferência, teve em tela o crescente avanço da Covid-19 em aldeias de e a situação nos municípios de e Miranda –no qual, segundo publicado pelo Jornal Midiamax, indígenas seriam acusados de espalhar a doença e estariam ameaçados de morte, conforme gravações que começaram a circular pela cidade.

Em Aquidauana, onde a Covid-19 avança em diversas aldeias, até caciques acabaram infectados em meados de julho. Os casos surgiram cerca de duas semanas depois de um evento na presença de autoridades estaduais na vizinha Taunay-Ipegui. O município registrou pelo menos quatro mortes de indígenas.

Com o Considi, foram discutidas as situações das três cidades, sendo apontado que a falta de médicos e de EPIs (equipamentos de proteção individual) foi uma crítica recorrente, bem como a falta de ações efetivas de isolamento e de barreiras sanitárias –já questionadas pelo MPF na Justiça, por meio de ação civil pública e de recurso que cobra urgência para a adoção de medidas.

Ainda nesta sexta-feira, outra reunião por videoconferência discutiria a questão com representantes do Conselho do Povo Terena.

Segundo o procurador da República Luiz Eduardo Outeiro Hernandes, o MPF está em contato com órgãos de saúde estaduais e comunidades indígenas e busca tanto judicialmente ou via medidas extrajudiciais (recomendações e campanha para de EPIs) meios de mitigar os efeitos da nas comunidades e aldeias indígenas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Ciclista atropelada

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

Últimas Notícias

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha

Esportes

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Com a vitória, o Vasco chegou aos seis pontos e saltou para a 13ª colocação, respirando um pouco mais aliviado na tabela