Mensagens alusivas à prevenção de acidentes de trabalho foram veiculadas em 18 painéis eletrônicos ao longo da principal rodovia federal de Mato Grosso do Sul, com 845 quilômetros de extensão

Desde o dia 20 de abril, motoristas profissionais e demais usuários do trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul são orientados a investirem na proteção à saúde e à segurança como melhor percurso para se evitar acidentes de trabalho. A campanha, articulada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional Getrin-24, formado por diversas instituições públicas, entre elas o Ministério Público do Trabalho, com a concessionária ficou exposta até esta quinta-feira (30).

A mensagem “Previna acidentes no ambiente de trabalho” iluminou 18 painéis eletrônicos espalhados pelos 845 quilômetros da principal rodovia federal do estado, que cruza o território de norte a sul, iniciando no Município de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e finalizando no Município de Sonora, na com o Mato Grosso.

O Movimento Abril Verde é uma das iniciativas do Ministério Público do Trabalho que alerta para a responsabilidade de empregadores e empregados em observar dispositivos legais, normas sanitárias e regulamentadoras voltados ao alcance de um meio ambiente de trabalho saudável e seguro.

Este ano, o foco das iniciativas esteve nos serviços considerados essenciais e nas emergências para assegurar o enfrentamento à pandemia de , com maior atenção aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e no abastecimento das necessidades primárias da população, como os motoristas de transporte de mercadorias.

A cada ano, mesmo sem uma pandemia como a que vivemos agora, milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e milhares morrem no exercício do trabalho. Conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, no Brasil, um trabalhador formalmente registrado morreu em razão de acidentes de trabalho a cada 3h43 minutos no período de 2012 a 2018. Ainda de acordo com o Observatório, a cada 49 segundos ocorre um acidente laboral no país. (Informações da assessoria)