Pular para o conteúdo
Cotidiano

Motoristas de aplicativos recorrem ao MPMS contra regulamentação na Capital

Duzentos motoristas de aplicativos ingressaram com representação no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedindo providências sobre a lei municipal n.º 6.294, sancionada em outubro do ano passado regulamentando o transporte de passageiros. Confira a lei publicada no Diogrande, a partir da página 1. Contendo diversas exigências, a lei deu prazo de 120 […]
Arquivo -
(Ilustrativa/Pixabay)
(Ilustrativa/Pixabay)

Duzentos motoristas de aplicativos ingressaram com representação no (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedindo providências sobre a lei municipal n.º 6.294, sancionada em outubro do ano passado regulamentando o transporte de passageiros. Confira a lei publicada no Diogrande, a partir da página 1.

Contendo diversas exigências, a lei deu prazo de 120 dias para adequação da categoria. O período para adaptação termina agora em janeiro e, a partir de fevereiro, motoristas terão que cumprir exigências como identidade visível e veículos com no máximo oito anos de uso.

“São inúmeros pontos sendo questionados. Ilegalidades e até inconstitucionalidades e nós esperamos pela resposta do Ministério Público”, adiantou o advogado Yves Drosghic, que representa o grupo. De acordo com os responsáveis pelo pedido, o temor da categoria é que a lei inviabilize o trabalho de pelo menos quatro mil motoristas, que podem ser impedidos de exercer a profissão.

Motoristas de aplicativos recorrem ao MPMS contra regulamentação na Capital
Grupo independente de motoristas de aplicativo procurou MPMS nesta quinta-feira (09). (Divulgação)

Os principais questionamentos feitos à nova lei são referentes à proibição de veículos com mais de oito anos rodarem – o grupo alega que a legislação federal permite até 10 anos. Também são discutidas a necessidade de exame toxicológico, necessidade de contratação de mais de um seguro, proibição de atender determinadas áreas e multas elevadas em caso de descumprimento.

Na manifestação, é solicitado ao MPMS auditoria da lei e prorrogação do prazo para adequação dos motoristas às exigências. O grupo que protocolou a representação se define como independente, não estando vinculado a nenhuma entidade. A reportagem tentou contato com a associação que representa os motoristas, mas não obteve retorno. Também aguarda resposta da prefeitura de sobre o assunto.

Corrida para se adequar

Motorista de aplicativo há dois anos, Wesley Nazareth, de 36 anos, confessa que ainda não conseguiu se adequar a todas as exigências feitas pela prefeitura, mas irá cumprir as exigências até o final do mês caso não seja possível derrubar a lei por meio de liminar.

Ele lembra que quando a profissão foi regulamentada por lei federal, foi definido que cada cidade poderia estabelecer regras complementares. “Pro nosso Estado ficou um pouco inviabilizado pro motorista que investe no carro, paga impostos e paga combustível. E pro passageiro com certeza vai onerar”, opinou sobre os impactos da legislação. Dentre eles está a exigência de cadastro no MEI (Microempreendedor Individual).

Já outros pontos da legislação são bem vistos por ele, como a exigência de exame toxicológico. “Os exames devem existir pra segurança do motorista, dos passageiros e terceiros”, comentou. Apesar dos benefícios, Wesley afirma que muitos motoristas ainda não sabem como farão para se adequar em tempo hábil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Últimas Notícias

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira

Polícia

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

O criminoso conseguiu fugir antes da polícia chegar ao local

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça