Uma das onças pintadas resgatadas na região de incêndio da Serra do Amolar, no de Corumbá, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta terça-feira (3). A segunda continua em observação sedada. Os animais foram levados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de com partes do corpo queimadas e desnutridas.

Segundo a assessoria de comunicação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o animal morreu duas horas depois de dar entrada na unidade com queimaduras de segundo e terceiro grau nas patas.

O veterinário do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Lucas Cazati, responsável técnico do Cras, explicou que a causa da morte será confirmada após necropsia, que deve ser feita na manhã de quarta-feira (4).

As onças foram encontradas próximo ao Rio em condições precárias, uma delas não conseguia andar mais. Equipes do IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), ribeirinhos, veterinários e militares da FAB (Força Aérea Brasileira) auxiliaram no transporte e resgate dos felinos.

“Os animais chegaram bastante sedados e passaram por exames clínicos que mostraram qualidades vitais estão boas: respiração, frequência cardíaca e temperatura. Foram medicadas com anti-inflamatório, antibiótico e analgésico, e também receberam hidratação intravenosa. Logo após o resgate, ainda no Pantanal, os ferimentos nas patas foram tratados com pomadas e enfaixados”, informou a secretaria.

Segundo o veterinário, as onças machos aparentavam ser jovens com menos de dois anos de idade, pesando cerca de 70 quilos. A equipe continua monitorando o estado de saúde do segundo animal, que até então, segue estável.