Moradores de Nova América, distrito de com poucos mais de dois mil habitantes, estão em clima de tensão após a visita de dois evangélicos paulistas que tiveram exame confirmado de covid-19 e tiveram contato com várias famílias da região. Eles foram colocados em quarentena na localidade sul-mato-grossense para conter o , mas fugiram para Osacso, em São Paulo, de onde são.

Quem ficou, agradece a Deus por ter faltado às reuniões de oração e culto onde os dois estiveram. O temor é de que o vírus tenha se espalhado e já tenha contaminado dezenas pessoas. Até o momento, 31 moradores já estão sob monitoramento e a cidade decretou uso obrigatório de máscara.

“E agora meu Deus do céu! Não sei nem o que será de nós se esse vírus esparramar pelo distrito. Isso só pode ser coisa do capeta.”, contou uma evangélica de Nova América, que revelou ter perdido as contas de quantas vezes dobrou os joelhos em agradecimento por não ter participado do culto que os paulistas estiveram presentes.

Diante da gravidade do caso e das consequências para a cidade de 30.164 habitantes, o Conselho Municipal de Saúde do Município registrou boletim de ocorrência contra os dois homens de 43 e 44 anos, por desobediência e risco à saúde pública. “Os dois foram diagnosticados no dia 04/05/2020, quando foram atendidos no PAM, sendo que foram terminantemente proibidos e saírem do isolamento domiciliar no distrito de Nova América”, diz o boletim.

Ainda segundo informações  constantes na ocorrência, os dois teriam fugido do isolamento utilizando um veículo  Renault Sandero/EXP16, de cor prata, placas NXY-9013. “A Polícia Rodoviária Federal e Rodoviária foram acionadas para tentar barrar essas duas pessoas, mas até o momento eles não foram localizados”, disse de Caarapó,  André Nezzi.

“Desde que ficamos sabendo dessas duas pessoas e que a mulher de um deles, moradora em Osasco, teria sido diagnosticada com o vírus, colocamos os dois em isolamento”, disse Nezzi, ressaltando a preocupação não só com o distrito de Nova América, já que além de participarem do culto eles também tiveram contato mais algumas pessoas  na cidade, entre parentes  e comerciantes.

Frigorífico com 400 empregados pode estar na ‘rota' do vírus

O prefeito também disse ao Jornal Midiamax que o Comitê de Combate ao Coronavírus está monitorando diariamente as 31 pessoas que tiveram contato com eles e que já foram identificadas. “Estamos procurando os moradores da cidade, principalmente pessoal do distrito de Nova América, já que temos um frigorifico lá que emprega em torno de 400 pessoas e algumas delas residem aqui na cidade”, disse Nezzi.

O comitê intensificou as ações no município e também no distrito. Todas as pessoas estão sendo alertadas para que, diante de qualquer sintoma gripal, busque atendimento médico e que, só deixem suas casas  em situações de extrema necessidade evitando visitas ou viagens desnecessárias.

O uso de máscaras na cidade também passou a ser obrigatório a partir desta sexta-feira,  conforme decreto municipal, que também restringiu atividades religiosas na cidade. “No distrito de Nova América as atividades religiosas foram totalmente suspensas”, disse o prefeito de Caarapó.

“Tenho uma parente que trabalha lá no que está apavorada. Afinal de contas tem gente daqui do distrito e também de Caarapó que de uma forma ou de outra, teve contato com os dois visitantes”, conta outra dona de casa que também não preferiu não se identificar. “A verdade é que ninguém achava que o vírus chegaria por aqui nesse cantinho mais afastado”, conta ela.