Moradores da favela do Linhão são notificados e Amhasf diz que já tem projeto de regularização
Intimados para deixar a área em até 15 dias, nesta terça-feira (28), os moradores da comunidade do Linhão, localizada no Jardim Noroeste, em Campo Grande, temem como será o futuro das famílias que vivem na área que pertence a concessionária Energisa e é considerada de alto risco, já que está abaixo da linha de transmissão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Intimados para deixar a área em até 15 dias, nesta terça-feira (28), os moradores da comunidade do Linhão, localizada no Jardim Noroeste, em Campo Grande, temem como será o futuro das famílias que vivem na área que pertence a concessionária Energisa e é considerada de alto risco, já que está abaixo da linha de transmissão elétrica.
O documento, entregue às famílias, é da 6ª Vara Cível de Campo Grande e se trata de uma reintegração de posse, diz que os moradores devem deixar a área em até 15 dias e que o tempo é suficiente para retirada de eventuais pertences dos locais, sob pena de desocupação com uso de reforço policial.
De acordo com Giuliano Souza Rosa, representante dos moradores da favela do Linhão, eles foram informados que serão realocados em uma outra área, como projeto de regularização fundiária, mas que antes disso por conta da intimação eles serão nesse primeiro momento assentados em uma área na região.
“Disseram que vão colocar a gente em uma área aqui perto até que o local de regularização esteja pronto, mas a gente está com medo de ficar sem água, luz e sem moradia já que nossos barracos não aguentam ficar sendo desmontados e montados”, disse.
“Eles podiam esperar o local definitivo ficar pronto e não ficar mudando a gente de um canto para o outro. Não temos condições de ficar mudando assim”, contou.
Projeto de regularização
Ao Jornal Midiamax, a Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) esclareceu que já existe um projeto aprovado, por meio da Coaref (Comissão de Assuntos de Regularização Fundiária) para reassentar as famílias que integram a comunidade.
As famílias da comunidade do Linhão já foram cadastradas e o perfil socioeconômico de cada uma delas já é de conhecimento da pasta e área para onde serão transferidos já está na fase de limpeza para estruturação de fornecimento de água e de energia elétrica, mas não será divulgada a localização no momento para evitar novas invasões.
Segundo a agência, está sendo traçado, junto à PGM (Procuradoria Geral do Município), um mecanismo a fim de não burlar qualquer tipo de legislação quanto ao atendimento de famílias que ocupam áreas públicas e ressalta que Prefeitura já esteve em contato com essas famílias a fim de comunicar as soluções para este caso, contudo, dentro da legalidade.
Agora o próximo passo da AMHASF é traçar um plano de ação para poder averiguar a presente situação e se manifestar dentro do processo, se for o caso.
Montagem e desmontagem de barracos
Sobre a montagem e desmontagem de barracos, a agência destaca que todas as famílias assinaram um documento por escrito aceitando as condições de que havendo o reassentamento não serão fornecidos materiais de construção, sendo responsabilidade das famílias a edificação das moradias.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Foragido há mais de 1 ano, homem que matou amigo com golpes de facão é preso em MS
Assassinato ocorreu em agosto de 2023 quando Marcos Rogério Ramos dos Santos foi morto após uma bebedeira em conveniência
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
Sargento aposentado da PM é preso acusado de abusar da própria neta em Coxim
O crime teria acontecido em 2016, quando, na época, a vítima tinha apenas 10 anos
Em meio a calorão, presos da Gameleira pedem socorro após denúncia de racionamento de água e corte de visita íntima
Agepen justifica adequação de unidade prisional e diz que visita íntima é regalia aos presos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.